Cursos da Unicentro são destaque em avaliação do Ministério da Educação

Cursos da Unicentro são destaque em avaliação do Ministério da Educação

A Unicentro é destaque entre as instituições públicas de ensino superior no Paraná. Isso porque, a nossa universidade foi a única entre as estaduais paranaenses que teve três cursos avaliados com conceito 5 no Conceito Preliminar de Curso 2019, o CPC divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, do Ministério da Educação.

O CPC, como explica o diretor de avaliação institucional da Unicentro, Angelo Marafon, é um indicador usado para aferir a qualidade dos cursos superiores no Brasil. O cálculo é feito a partir do resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade; do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado – o IDD; de informações sobre o corpo docente, incluindo percentual de mestres, doutores e regime de trabalho; além da percepção dos universitários sobre seu processo formativo, tomando como base o Questionário do Estudante do Enade. A partir disso, são atribuídos aos cursos conceitos que vão de 1 a 5, conforme a escala do MEC.  

O CPC avalia o curso preliminarmente como um todo, trabalhando as questões desde o desempenho em prova que tem um peso; desde quanto o curso subjetivamente agregou de conhecimento ao aluno egresso, que está saindo formado; questões de percepções dos alunos sobre a realidade que eles viveram na universidade, que isso é coletado por meio de um questionário; e a titulação e regime de trabalho docente, que também tem um peso bem importante”, complementa Angelo.

No último ciclo, referente ao ano de 2019, 11 cursos da Unicentro foram avaliados. Oito deles obtiveram conceito 4, equivalente a “ótimo desempenho”. São eles: Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Fonoaudiologia, lotados no campus de Irati; e Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, lotados no campus Cedeteg, em Guarapuava. Já os cursos de Agronomia, Educação Física Bacharelado e Medicina Veterinária, também ofertados no campus Cedeteg, conquistaram o conceito 5, que é a nota máxima e reconhecimento de excelência.

O resultado coloca o curso de Agronomia como melhor curso do Paraná e da região Sul. De um total de 497 cursos avaliados, é o terceiro melhor do Brasil. “Um conceito dessa magnitude é extremamente significativo pois torna o nosso curso de Agronomia uma referência na área e, certamente, isso auxiliará o desenvolvimento, o reconhecimento e o crescimento não só do nosso curso, como também de toda a instituição”, comemora os bons resultados alcançados o professor Luiz Henrique Vidal, chefe do Departamento de Agronomia.

O mesmo destaque vai para o curso de Medicina Veterinária, que também foi considerado o melhor curso do estado e da região Sul. Em âmbito nacional, o curso conquistou a terceira colocação. A chefe do Departamento, professora Liane Ziliotto, destaca que a conquista é fruto da somatória de esforços de toda comunidade acadêmica. Ela também ressalta o desejo de que esses bons resultados incentivem novos investimentos no ensino superior. “Com certeza é uma somatória de esforço de todos, não só do Departamento, mas de todos os funcionários da universidade. Nós trabalhamos muito para termos uma boa qualidade de ensino e dar o melhor possível para os nossos alunos e executar nosso trabalho da melhor forma possível. Nossa esperança é o nosso governo enxergue o nosso esforço e procure fazer novos investimentos na nossa universidade porque vale a pena, porque nós estamos empenhados em manter a qualidade e fazer com que os nossos alunos tenham uma boa formação”.

Também com o conceito 5, o curso de Educação Física Bacharelado figura em segundo lugar no ranking de melhores cursos do Paraná e em terceiro no ranking da região sul. De um total de 499 cursos avaliados no Brasil, ficou na sétima colocação. O professor Bruno Portela, chefe do Departamento, ressaltou a importância do bom resultado obtido na avaliação como forma de refletir todo trabalho que é desenvolvido dentro do curso. “É uma grande felicidade porque é uma coroação de todo o trabalho que nós, professores aqui do nosso Departamento de Educação Física, aqui de Guarapuava, conseguimos demonstrar para a nossa sociedade, que as nossas aulas estão sendo bem preparadas, que nós temos as nossas orientações acadêmicas, de iniciação científica e de extensão que culminam na preparação do nosso aluno”, afirma Bruno.

A Unicentro, como destaca o diretor de avaliação institucional, Angelo Marafon, tem registrado crescente melhora nos processos de avaliação externos do Ministério da Educação e, também, nos processos internos do sistema estadual de ensino do estado do Paraná. Além dos cursos que obtiveram o conceito 5, ressalta Angelo que outros também se destacaram nos cenários nacional e regional. “Também temos destaque da Enfermagem, como segundo melhor curso do estado do Paraná; a Fonoaudiologia também; as engenharias – em terceiro colocado no estado, Engenharia Ambiental, por exemplo, e Engenheiro Florestal também. Então, os cursos da Unicentro ficaram muito bem posicionados A Unicentro vem, mais uma vez, se destacando no cenário estadual e nacional com o desempenho nas avaliações que são aplicadas e se consolida como referência nesses processos graças a comunidade universitária envolvida”, reitera. 

O bom desempenho no CPC também foi comemorado pelo reitor Fábio Hernandes. Para ele, o resultado demonstrou a seriedade  de professores, estudantes e agentes universitários, e o bom trabalho desempenhado pela universidade. Ele também destaca que, com o êxito na avaliação, vem também o compromisso com a continuidade de ações que agreguem qualidade à formação dos estudantes como um todo. “Mesmo em momentos difíceis, mesmo em momentos com pouco recurso, a Unicentro tem se superado cada vez mais. Significa que temos que continuar esse trabalho e, quem sabe, melhorar ainda mais, porque quanto mais cursos tivermos com nota 5, mais vai mostrar o empenho da nossa Unicentro. Estamos no caminho certo, no caminho de uma universidade com responsabilidade, onde forma, além de bons profissionais técnicos, também excelentes cidadãos. Então, para a Unicentro, é uma alegria muito grande e também mais uma responsabilidade – manter o nível de avaliação dos nossos cursos”, finaliza o reitor.

Deixe um comentário