Unicentro é uma das realizadoras da Ficiencias

Nessa semana, a Unicentro esteve envolvida na realização da nona edição da Ficiencias, que é a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, organizada pelo Parque Tecnológico Itaipu. A Ficiencias é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuindo com a evolução do campo científico. A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias tem uma abrangência bastante significativa, recebendo, anualmente, inscritos do Brasil, Paraguai e Argentina, em uma construção colaborativa do conhecimento. Este ano, a Feira foi completamente online, contando com palestras e apresentações de trabalhos nas áreas de Ciências Humanas, Exatas, Biológicas, Agrárias, Sociais Aplicadas, Saúde e Engenharias.

A Unicentro, em conjunto com outras instituições paranaenses, compõem a coordenação geral e o comitê científico da Feira, como discorre o coordenador de Relações Internacionais da Unicentro, Adriano Machado, que é o coordenador geral da universidade na Ficiencias. “Nós estamos na 9ª edição do evento e a Unicentro participa desde a 2ª edição. A Unicentro participa em duas frentes de trabalho no evento – coordenação geral, em que eu represento, sou agente universitário representante da Unicentro na coordenação geral ao longo desses anos e, em particular, nesta edição; e uma comissão científica, que é composta para uma atuação ao longo do ano em que a Feira acontece, para avaliação. Nossa comissão científica conta com seis professores da Unicentro. Este ano, estamos com professores dos departamentos de Farmácia, Matemática, História e Física. Ano a ano nós temos professores que ingressam, professores que deixam de fazer parte da comissão científica, pois a cada ano é montada e reorganizada a comissão científica pra atuar na Feira”, detalha.

Participaram como expositores na FIciencias alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, que apresentaram projetos em diversas categorias, conforme as áreas do conhecimento. Além do aluno ou dos alunos componentes do grupo, cada trabalho conta com um orientador, que pode ser um professor da escola, estudantes de graduação ou profissionais graduados que possam auxiliar na condução das pesquisas. A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias tem uma abrangência bastante significativa, recebendo, anualmente, inscritos do Brasil, do Paraguai e da Argentina, em uma construção colaborativa do conhecimento.

Nós percebemos como está o projeto nos aspectos da metodologia científica, elaboração de diário de bordo, apresentação de pôster, a própria apresentação oral é um elemento importante para a avaliação. Com relação à premiação, nós temos prêmios de menção honrosa para todas as áreas do conhecimento e para áreas técnicas. São três por área técnica, três por área de conhecimento que são os trabalhos destaque, aqueles trabalhos que se destacaram na perspectiva social, perspectiva ambiental, no empreendedorismo, na inovação e na perspectiva econômica”, explica sobre como funcionam as bancas avaliativas dos projetos submetidos a Ficiencias o coordenador de Relações Internacionais da Unicentro.

Além da exposição e premiação de projetos, a programação da FIciencias também contou com palestras com temáticas como “A internet das coisas”, “Empreendedorismo periférico”, “Cultura maker e o mercado de trabalho”, “Competências para o profissional do futuro” e “Mulheres na Ciência”. Para encerrar o evento, no dia 11, foram revelados os projetos vencedores da edição 2020 da FIciencias. “Nós temos prêmios de avanços tecnológicos, prêmios para os melhores trabalhos no geral, que são prêmios em dinheiro, prêmios com visitas técnicas, prêmios com inscrição em outros eventos nacionais e internacionais, que são passaportes a partir da FIciências para outros eventos como Febrace, Inventum, Milset, Expocit BR, que são eventos muito relevantes na área da popularização da ciência no Brasil e até mesmo com reconhecimento fora dele”, esclarece Adriano sobre como os primeiros colocados são premiados pela organização do evento.

Todas as palestras e a cerimônia de premiação da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias foram transmitidas no canal da FIciencias no YouTube (youtube.com/FicienciasFeira) e ainda podem ser acessadas e assistidas pelo público em geral.