Durante Seurs, extensão da Unicentro foi reapresentada por 15 projetos

Extensão universitária: caminhos para inovação e desenvolvimento social”. Esse foi o tema do 38. Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, o Seurs. Organizado, nesse ano, pela Universidade Estadual de Londrina, o encontro tem como objetivos promover, discutir e disseminar a extensão nas instituições públicas de ensino superior do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Além disso, também busca estimular o diálogo e a troca de experiências entre extensionistas e, também, com a comunidade.

A Unicentro já participa há muitos anos desse evento, que é um evento regional. A gente entende que a nossa participação é para as discussões atuais, tudo que está acontecendo na extensão dentro das instituições de ensino superior (IES) da região sul; é a interação dos alunos, professores, agentes universitários, enfim, da comunidade acadêmica, de todas essas IES para entender e também conhecer novas metodologias; conhecer pessoas, os extensionistas. Também é uma troca de experiência para a gente, porque muitas vezes nós conhecemos projetos que poderíamos  executar dentro da nossa universidade. Então, essa é uma importância para nós participar desse evento”, discorre a agente universitária Mônica Cristina Nunes, que é uma das responsáveis pela participação da Unicentro no Seurs.

A edição 2020 do Seurs ocorreu de forma remota e, durante os três dias de programação, contou com mesas-redondas e apresentações de trabalhos. A Unicentro teve quinze projetos apresentados durante o evento. “Cada trabalho”, explica Mônica, “teve dois apresentadores que puderam interagir dentro das salas e os demais autores puderam assistir às apresentações. Nós também tivemos três professoras da instituição – professora Íris Tomita, do Departamento de Comunicação; professora Marquiana Villas Boas, do Departamento de Geografia; e professora Andressa Kolody, do Departamento de Serviço Social – que participaram como componentes das mesas-redondas com temas diferenciados, o que foi de uma participação grandiosa”.

A extensão é um dos três pilares da universidade pública, junto com o ensino e a pesquisa. Para a professora Lucélia de Souza, pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, é na interação com a sociedade que os estudantes podem vivenciar realidades além da sala de aula, contribuindo para a transformação da comunidade em que desenvolve as atividades extensionistas. “A extensão universitária é a vitrine das universidades. É este pilar da universidade que interage diretamente com a sociedade, trocando experiências. Neste sentido, todas as ações extensionistas, sejam elas projetos, programas, cursos, eventos e prestação de serviços devem ser divulgadas para que o acesso ao conhecimento científico seja ampliado e contribua para atender demandas da sociedade, promovendo transformações sociais e enriquecendo a formação dos estudantes”, finaliza a docente.