Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria tem início nessa terça-feira, 24

Começa nessa terça, 24, o 3. Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria da Unicentro (Ceoc). O evento é organizado pelo Setor de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Universitário de Irati e do Campus Avançado de Prudentópolis, que engloba os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Segundo o coordenador do evento, professor Maurício Atamanczuk, o Ceoc tem como propósito oportunizar um espaço para a discussão de temáticas relacionadas ao papel das organizações e da controladoria no ambiente organizacional e social.

O Ceoc está em sua terceira edição e tem como objetivo promover a interação da comunidade acadêmica – pesquisadores, professores e estudantes – com empresários, consultores, administradores, contadores, turismólogos, controladores e demais profissionais que atuam em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, buscando reflexões sobre temas relevantes e atuais destas áreas. Também o Ceoc é uma oportunidade de disseminação de pesquisas científicas, pois abre espaço para a publicação de trabalhos na modalidade de artigo completo e resumos expandidos”, explica Atamanczuk.

Este ano, o Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria da Unicentro terá como norte o tema “Relação Campo e Cidade: a Tecnologia como elemento de Mudanças Sociais”. De acordo com o professor Maurício, os novos desafios e possibilidades dessa relação tornam o tema relevante para os estudantes, professores e profissionais dessa área do conhecimento, que se encontram na região de abrangência da Unicentro.“Sabemos que a nossa região – onde está instalado o Campus Universitário de Irati, bem como o o Campus Avançado de Prudentópolis, e os demais municípios da região das quais nós atendemos os alunos – tem como característica o meio rural como elemento de grande impacto tanto social, quanto econômico. Essa relação entre o meio rural e a área urbana, ou seja, as cidades, motivou a escolha do tema. Também sabemos dos grandes avanços tecnológicos que são presenciados nas últimas décadas e que tem se intensificado nos últimos anos, gerando transformações na sociedade. Temos como expectativa que as atividades propostas no evento – palestras, mesas redondas, minicursos, bem como apresentações de trabalhos – proporcionem reflexões importantes aos participantes sobre a relação campo e cidade e o papel da tecnologia como elemento de transformação social”.

O Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria da Unicentro vai ser realizado entre os dias 24 e 26 de novembro e, nesta edição, ocorrerá inteiramente de maneira remota. Para a abertura do evento, nessa terça-feira, dia 24, a palestrante convidada é a professora Daniela Mattos, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, que vai falar sobre “Desenvolvimento Comunitário: reflexões da relação campo cidade” (https://youtu.be/13ZykEuupFY). No segundo dia de evento, haverá apresentação oral dos trabalhos inscritos e ainda, serão realizados os minicursos – são dez opções, entre eles, um sobre “As commodities agrícolas e sua negociação em bolsa”, outro sobre “Contabilidade gerencial no agronegócio”, um que vai abordar o “Cooperativismo agrícola”, outro em torno do tema “Turismo Rural”, entre outras temáticas. Encerrando a programação, no dia 26, haverá uma mesa redonda sobre Agroecologia, com pesquisadores e profissionais ligados à área alimentícia (https://youtu.be/QJqAdDAHDi8). A palestra e a mesa-redonda serão transmitidas pelo YouTube, enquanto os minicursos e apresentações de trabalho serão conduzidos pelo Google Meet.

O tema e a variedade da programação da terceira edição do Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria da Unicentro chamou a atenção da estudante de Ciências Contábeis da Unicentro Júlia Mielczarski Pacheco da Silva. “Eu sou pesquisadora na área de controles gerenciais, de gerenciamento do agronegócio – minha Iniciação Científica e o meu TCC estão sendo voltados para essa área. As palestras sobre agronegócio vão agregar muito nas minhas pesquisas, eu acredito e espero que eu possa tirar conteúdos dessas apresentações e palestras”, diz Júlia.