976 trabalhos de pesquisa são apresentados durante o Encontro Anual de Iniciação Científica

O Encontro Anual de Iniciação Científica, o Eaic, reuniu nesta edição 976 trabalhos de pesquisa, distribuídos em diversas áreas do conhecimento, como conta o diretor de pesquisa da Unicentro. “São trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação e alunos de Ensino Médio, de três escolas da nossa região, que são orientados por professores da Unicentro, e os alunos do ensino médio são supervisionados por professores das escolas participantes”, diz.

Neste ano, por conta da suspensão de todas as atividades presenciais por causa da pandemia de coronavírus, o Eaic foi adaptado. As apresentações estão ocorrendo de forma remota, por meio de webconferências. Ainda, para garantir que nenhum trabalho deixe de ser apresentado por problemas de conexão, os pesquisadores também fizeram um vídeo. “Em vez de termos aquela sala presencial, nós temos o que nós chamamos de sessões. Sessões onde existe o coordenador, o monitor e o apresentador do trabalho. Nós não queremos deixar nenhum trabalho para trás, ou seja, todos os trabalhos serão apresentados pelo autor ou autores ou vai rodar um vídeo de 10 minutos com a exposição dos trabalhos apresentados”, detalha Farinha.

Um dos trabalhos apresentados no Eaic deste ano é o de Isabela Petry, acadêmica do quarto ano de Enfermagem. A pesquisa é intitulada “Formação profissional sobre promoção da saúde dos enfermeiros atuantes na atenção primária à saúde” foi orientada pela professora Kátia Pereira de Borba, e tem como objetivo saber como é a formação dos enfermeiros em relação à promoção à saúde, como atuam e como desenvolvem as ações de promoção à saúde na atenção primária.

Saber como é essa formação deles, se eles tiveram algum tipo de capacitação sobre a promoção à saúde, pois é um termo que engloba tanto saúde coletiva quanto saúde pública e, muitas vezes, fica difícil de conceituar o termo por vivermos em um modelo biologicista, um modelo que é só visto e vivido na base de doenças e no tratamento dessas doenças, não de promover uma saúde, entender que você ter saúde é muito mais do que você não estar doente”, explica Kátia.

Para a acadêmica, desenvolver trabalhos e apresentar os resultados em eventos como o Eaic é uma maneira de incentivar o interesse pela área da pesquisa em outros estudantes. “Essa nossa participação, esse envolvimento com a pesquisa nos auxilia muito para gente fazer esse progresso tanto na sociedade, como com os próprios estudantes na universidade a fim de proporcionar, além de mais conhecimento para as pessoas, instigar mais a participação dos jovens na pesquisa, dos jovens nessas mudanças”.

Opinião compartilhada pelo professor Ricardo Miyahara, do Departamento de Física da Unicentro, que orienta três dos trabalhos apresentados no evento. “É importante que eles apresentem esse trabalho no Encontro Anual de Iniciação Científica para mostrar para a comunidade o que eles desenvolveram durante esse período, 2019/2020. É importante que tenham debates, que as pessoas conheçam seu trabalho, que eles possam também interagir com outros trabalhos desenvolvidos na universidade”, afirma.

O acadêmico Lucas Biggi, do quinto ano do curso de Agronomia, também está participando do Eaic 2020. O trabalho apresentado pelo estudante é relacionado à influência da densidade de plantio e cultivares na produtividade de batata-sementes a partir de minitubérculos. “Eu tive como objetivo, neste trabalho, avaliar a produtividade e a multiplicação de sementes de batata a partir de minitubérculos de duas cultivares que foram submetidas a quatro densidades de plantio. O desenvolvimento desse trabalho ocorre desde agosto de 2019, onde ocorre o preparo tanto da parte literária, parte escrita, quanto a preparação para o plantio, onde fazemos a busca pelos minitubérculos, o preparo da área, todo o preparo com adubação para deixar tudo pronto para o plantio”, conta.

Lucas é um dos sete orientados pelo professor Jackson Kawakami. Para o professor, apresentar a pesquisa no evento é uma oportunidade para disseminar resultados, discutir e aprimorar tudo o que foi trabalhado durante o período de um ano. “A apresentação no Eaic, para os alunos que fazem iniciação científica, é bastante importante, porque ela resume todo ano de trabalho que eles tiveram para poder repassar as informações que eles obtiveram através da pesquisa que realizaram. Mesmo porque a pesquisa  se complementa apenas com a sua divulgação porque de nada adianta a gente pesquisar se a gente não divulgar o que nós descobrimos”.