Extensão como prática de resistência na pandemia foi tema de conferência do Eaex

Promover, através da extensão, discussões e a transformação de toda comunidade.Esse foi o mote central da conferência de abertura do XIII Encontro Anual de Extensão Universitária da Unicentro, o Eaex. A atividade – assim como toda a programação do evento – ocorreu de forma remota e contou com a participação de extensionistas da Unicentro e outras partes do país. Com o tema “A extensão em tempos de isolamento: saberes e práticas para resistir”, a conferência foi ministrada pelo pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria e coordenador da Regional Sul do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Extensão, professor Flavi Ferreira Lisboa Filho.

“A extensão universitária também precisou se reinventar este ano para conseguir desenvolver seu trabalho, da melhor forma, em períodos de pandemia. Conversamos um pouquinho sobre extensão universitária, o que é e como se caracteriza a extensão”, conta Flavi que, durante sua fala, exaltou o valor do estudante para a extensão e para toda a teia formativa da universidade pública. Além disso, Flavi ressaltou como as universidades do sul do país vem ressignificando o modo de fazer e promover a extensão. “A importância que extensão universitária tem para as universidades, para nossos estudantes e para a sociedade. E um panorama do que as instituições de ensino superior publica da região sul do país fizeram e estão fazendo durante esse período de pandemia”.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, professora Lucélia de Souza, a palestra promoveu a reflexão da extensão como um dos pilares da universidade pública. “A palestra vem para contribuir, para debater a extensão universitária nesse período de isolamento social que estamos vivendo, apresentando como a extensão teve que se adaptar para o modo remoto, com o objetivo de estar em contato com a comunidade, sendo um desafio, mas também uma oportunidade de experiência única de aprendizado entre alunos, professores, agentes e a comunidade externa”, finaliza.