Palestra de abertura do Eaic aborda relação entre ciência, tecnologia e geração de valor

“A ciência, tecnologias e geração de valor no mundo Vuca”. Esse foi o tema escolhido para abrir as atividades do XXIX Encontro Anual de Iniciação Científica da Unicentro, o Eaic, e do VIII Eaic Jr. A palestra de abertura ocorreu de forma remota e contou com a participação de mais de 600 estudantes e professores de graduação, e alunos do ensino médio.

Segundo o professor Pablo Deivid Valle, da Universidade Federal do Paraná, responsável pela conferência inaugural, a temática faz referência aos diversos momentos marcantes que estamos vivendo durante a pandemia, além de trazer informações e propiciar o despertar dos alunos pela iniciação científica. “Despertar nos estudantes o interesse, a motivação, a inspiração pela iniciação científica e, sobretudo, para que eles possam perceber, enxergar e visualizar qual o propósito da iniciação científica em termos de agregação de valor, porque eles estão pesquisando, trabalhando. A solução vai encontrar quem? Vai resolver os problemas de quem? Então, os pontos-chave foram gerar transparência de informação”, explica.

Neste ano, segundo o diretor de Pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha, o Eaic tem 3.600 participantes, que apresentarão, ao longo da semana, os resultados de mais de 900 trabalhos de investigação. Sobre a palestra de abertura, ele afirma que a busca foi por uma temática relevante e atual. “Nós queríamos trazer para a comunidade acadêmica, para o pessoal da iniciação científica não só uma visão acadêmica. Nós pensamos em algo que poderia despertar interesse e que ele pudesse pensar diferentemente a sua IC, aproveitar a suas ideias, ter essa iniciativa de ser, talvez, um empreendedor”, detalha Farinha.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcos Ventura, as discussões propostas durante a abertura do Eaic mostram a importância da universidade na discussão de ideias que irão influenciar na vida acadêmica e na pesquisa dos diversos alunos que fazem parte do programa de iniciação científica da Unicentro. “Nós temos na palestra uma reflexão no sentido do comportamento de todo esse momento que nós estamos vivendo. Isso não vem de hoje, mas esse momento de isolamento, de pandemia veio a acentuar toda essa reflexão desses momentos comportamentais, novos paradigmas tanto na vida profissional, tanto na atitude acadêmica com relação à pesquisa”, avalia Marcos.