Campus Cedeteg ganha novas árvores

O campus Cedeteg está mais arborizado. No espaço, que já contava com diversas espécies de árvores nativas e exóticas, foram plantadas outras 100 mudas. De acordo com o professor Ricardo Miyahara, diretor do campus, já havia uma previsão de plantio para aumentar a quantidade de árvores no local. “No final de maio, nós tivemos um ciclone que atingiu o sul do país e que, aqui em Guarapuava, destelhou vários locais, principalmente aqui no Cedeteg, e também derrubou algumas árvores. Com isso, nós fizemos uma avaliação das árvores que estavam com iminência, que podiam vir a cair numa próxima tempestade e retiramos essas árvores”, afirma.

Segundo o professor, as 100 mudas plantadas foram uma doação do IAP, que é o Instituto Ambiental do Paraná. As mudas escolhidas são de espécies nativas e frutíferas. “Araucária, vacum, jabuticaba e araçás. Araucária é uma planta nativa do Paraná  e as outras são árvores frutíferas, que podem ser consumidas pelo ser humano mas também, e principalmente, pelos animais, para atrair mais aves aqui para o campus”, explica.

No total, foram plantadas 100 mudas (Foto: arquivo pessoal)

A ação contou com o apoio da equipe de funcionários da direção de campus e do professor Luiz Gilberto Bertotti, do Departamento de Geografia. A projeção do professor Ricardo é de que mais árvores sejam plantadas depois que as atividades presenciais da universidade forem normalizadas. “Nós vamos fazer essa plantação inicial de 100 mudas, mas a intenção é de aumentar isso. Assim que essa pandemia, pretendemos fazer ações desse tipo aqui no campus todos os anos, pedindo auxílio da comunidade aqui do campus ou externa também”, finaliza.