Arte² reúne nas redes sociais trabalhos artísticos em várias técnicas

Arte² reúne nas redes sociais trabalhos artísticos em várias técnicas

A exposição Arte² está no ar! O principal objetivo desse evento da Unicentro é que todas as obras, em qualquer linguagem artística, sejam em formato de um quadrado. A Arte² normalmente é realizada no Centro de Exposições do Campus Santa Cruz, mas a edição desse ano, por conta da pandemia de covid-19, precisou ser adaptada para o ambiente virtual, em especial no Instagram, que tem a mesma estética dos quadrados que norteia a mostra. Nesse contexto, e edição 2020 da exposição foi construída a partir do duplo sentido da expressão “Em quadrados”, que remete ao formato das obras e ao isolamento social.

A diretora de Cultura da Unicentro, professora Níncia Teixeira, comenta como a temática proposta foi abordada pelos artistas participantes da Arte². “A exposição Em Quadrados propõe variados olhares para a pandemia e isso vai variar de acordo com a visão de cada artista – muitos retrataram a natureza, o apego a forças maiores, outros retratam o cotidiano diante dessa nova perspectiva do isolamento. Observam-se alguns sentimentos como medo, angústia e incerteza, que são o corpus de muitas dessas obras”.

A fotografia é uma das técnicas usadas nas obras em exposição

São 224 obras criadas por mais de 70 artistas, nos mais variados estilos e recurso: aquarelas, poesias, fotografias, grafites, xilogravuras. O fato da exposição ser virtual possibilitou uma novidade interessante para essa edição, que é a inclusão do audiovisual, possibilitando a incorporação de vídeos de música, teatro e dança.

Quem organizou essa diversidade toda de obras artísticas foi a professora Érica Gomes, que ficou responsável pela curadoria da exposição. “Pensando no diálogo entre as obras, entre as séries, também no todo da exposição e analisando as diferentes apropriações da temática, eu fui pensando nas recorrências e cheguei a essa organização. Eu tive que relacionar elementos técnicos, de abordagem, de cor, que de algum jeito tinham que dialogar nas passagens”, explica Érica.

Pensando nas correlações entre as obras, a professora Érica organizou a exposição em quatro grupos. O primeiro é o Frestas e Fenestras, composto em grande parte de representações de janelas e reflexões entre o limiar do dentro e do fora. O segundo grupo é o Hábitos e Habitat, que aborda a mudança de rotina com o isolamento social. O agrupamento Reencontros e Rearranjos incita reflexões tanto intrapessoais quanto interpessoais e, por fim, no grupo Novo Normal estão produções com críticas sobre como será o depois da pandemia.

Trabalhos foram enviados por 70 artistas

A graduada em arte pela Unicentro Adriana Hardt é uma das artistas da exposição. No vídeo sobre o processo criativo, ela conta como foi produzida a série de vídeos intitulada Suspensão, que propõe olhares sobre a pandemia a partir da representação dos próprios olhos. “Foram tiradas fotos no decorrer de um dia todo – da manhã até a noite – porque eu queria mesmo trazer o tipo de cansaço e o tipo de sensação que eu sentia durante aquele dia em plena pandemia. São momentos de tristeza, momentos de desesperança, coisas assim. Eu fiz essas fotos, coloquei em um vídeo e utilizei também sons do dia a dia”.

A exposição virtual Arte², depois de um mês de postagens diárias, agora está completa e pode ser vista no perfil do Instagram @_emquadrados (https://www.instagram.com/_emquadrados/). A Diretoria de Cultura pretende organizar uma exposição física da Arte²quando as atividades presenciais retornarem.

Deixe um comentário