Santander Universidades vai oferecer bolsas para estudantes da Unicentro

O Escritório de Relações Internacionais, o ERI da Unicentro, está com as inscrições abertas para o Processo de Seleção para o Programa de Bolsas Santander Universidades. Nesta edição, o programa vai conceder três ajudas de custo para estudantes de graduação das universidades conveniadas. O programa, de acordo com o diretor do ERI, Adriano Machado, tem como objetivo apoiar estudantes e pesquisadores do mundo todo com bolsas e financiamento de projetos voltados para a manutenção acadêmica e para a mobilidade no exterior. “Esse ano, devido à covid, eles estão ofertando, no convênio com a Unicentro, as bolsas auxílio e o principal intuito é contribuir com aluno, para manutenção dele no ensino superior”, explica.

O Programa prevê a destinação de três bolsas-auxílio de R$ 300 mensais  para estudantes regularmente matriculados em curso graduação da Unicentro. Segundo Adriano, podem concorrer acadêmicos de todos os cursos da nossa universidade. “Para este edital podem candidatar-se todos os alunos da graduação, de cursos presenciais ou a distância, desde que tenham concluído, integralizado todas as disciplinas do primeiro ano do seu curso de graduação; estejam devidamente matriculados na Unicentro; concordem com os princípios do programa Santander Universidades; não estejam no último ano da graduação, porque não poderia receber as 12 parcelas das bolsas; e possuir média igual ou superior a 7,0 em todas as disciplinas cursadas integralmente. Além disso, não ter reprovações ou dependências e, por fim, possuir conta corrente ativa no banco Santander”, detalha Adriano sobre os critérios para participar do edital.

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e seguem até o dia oito de setembro. O processo, como explica Adriano, será composto por duas etapas. Uma delas é a inscrição na plataforma do Banco Santander. A segunda, é na página da Unicentro. “É um processo bastante simplificado de inscrição. Na plataforma da Unicentro, deve apenas apresentar o formulário de inscrição, o comprovante da inscrição na plataforma do Santander, o preenchimento do anexo 1, o formulário do edital, o formulário de inscrição e o histórico escolar que pode ser baixado no Aluno Online”.

Adriano destaca, ainda, que a seleção dos candidatos será dividida em duas etapas. “O processo de seleção desse programa será diferenciado porque, além do viés acadêmico, tem também um viés social, tem um cunho social. Portanto, 70% da nota no processo será do rendimento escolar desses alunos e 30% uma pontuação de vulnerabilidade social. A composição dessas notas, a totalização dessas notas é que dará ao aluno a classificação. Os três primeiros classificados nessa composição serão indicados para as bolsas”, lista.

O edital também prevê que os candidatos não selecionados pela universidade terão mais uma chance por meio da participação e do rendimento em um curso de inglês, como explica Adriano. “É uma novidade desse programa. É uma parceria do Banco Santander com a Englishtown do Brasil, por meio da English Live, que estará concedendo 30 dias de inglês gratuito para esses alunos inscritos. Todos os candidatos terão esse acesso de 30 dias gratuitos na plataforma do English Live onde poderão fazer o curso e aqueles que tiverem melhor índice de frequência, desempenho, melhor engajamento no curso concorrerão a bolsas diretamente com o Banco Santander”, complementa Adriano.

Reforçando: os interessados em se inscrever para o programa têm até o dia oito de setembro. As inscrições e outras informações sobre o processo estão disponíveis no edital do programa, na página do Escritório de Relações Internacionais, no site da Unicentro.