Prática docente é tema de mesa-redonda nessa quarta-feira

Promover reflexões acerca da prática, da formação e do aperfeiçoamento docente entre professores do ensino técnico e superior. Esse é um dos objetivos da palestra “Prática do Ensino Superior: Impactos e Desafios Cotidianos”. Promovida pelo Programa Entre Docentes, segundo a professora Wanda Terezinha Pacheco dos Santos, a reunião irá contar com o relato de experiências de professores que participaram da disciplina de prática docente, ofertada nos cursos de pós-graduação da Unicentro. “A ideia é de que, nesse momento, eles possam compartilhar um pouco da experiência de ter sido aluno dessa disciplina e qual foi para eles o impacto, a contribuição que essa disciplina teve nas suas práticas pedagógicas em sala de aula”, relata Wanda.

Uma das participantes da conversa é a professora do Departamento de Administração da Unicentro, Roseli de Oliveira Machado. Ela é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário da universidade e, durante sua fala, vai ressaltar a disciplina como um divisor de águas em relação a sua forma de promover o ensino e a aprendizagem.“O processo de ensino e aprendizagem ele é mais complexo do que pode parecer a primeira vista. Então, foi fundamental para mim essas reflexões a respeito do ser professor, principalmente por eu ser uma bacharel. A gente nunca teve a oportunidade em nível de graduação e nem em nível de mestrado de discutirmos essas questões ligadas a atuação e a prática docente. Então, a aula foi fundamental para essa reflexão sobre o ser professor”, avalia Roseli.

Já para a professora do ensino técnico  Flávia Massuga, a palestra reflete a necessidade de se discutir os espaços formativos que contribuem para a reflexão em torno da prática docente. “Nesse evento, nós vamos poder visualizar as experiências docentes, como que a disciplina realmente contribuiu com a formação, principalmente considerando esses desafios inerentes a profissão. Então, o evento pode estar auxiliando outros docentes, alunos da pós-graduação para entender essa importância desses espaços formativos, principalmente essa disciplina de prática docente como um instrumento de reflexão da prática”, explica Flávia.

A mesa-redonda “Prática do Ensino Superior: Impactos e Desafios Cotidianos” é aberta a toda a comunidade e vai ser realizada nesta quarta-feira, 26, a partir das 14 horas através da plataforma Google Meet