Estudantes de Engenharia de Alimentos da Unicentro contam com empresa júnior

Primeiro, veio o exemplo. Os alunos de Engenharia de Alimentos da Unicentro se espelharam em empresas juniores dos cursos de engenharia ofertados pelo campus Guarapuava da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Depois da ideia, os acadêmicos contaram com o incentivo dos professores do curso. Aí, o passo seguinte foi abrir a própria empresa júnior de Engenharia de Alimentos da Unicentro: a Alitec.

Os alunos que se interessaram. Eles se reuniram, se organizaram, foram ver como é feito o registro, o CNPJ. Nós conseguimos um espaço no campus Cedeteg para alocar a empresa, a vistoria dos bombeiros para esse espaço. Enfim, eles foram bem organizados e resolveram tudo para conseguir fundar a empresa. Claro que tudo com apoio e a supervisão dos professores do departamento”, explica sobre as etapas para a abertura da empresa júnior a professora Valesca Kotovicz, coordenadora da Alitec.

A Alitec já está em funcionamento e atende empresas do ramo alimentício. Os serviços prestados sao, entre outros, análises físico-químicas, micro-biológicas, sensoriais, boas práticas de fabricação, desenvolvimento de novos produtos, embalagens, layout de fábrica, procedimento operacional padrão, prazo de validade e tabela nutricional. Elementos que, quando levados em consideração, garantem mais qualidade ao produto e que o alimento segue a legislação.

Dessa maneira, na avaliação da acadêmica Grazielly Silveira, presidente da Alitec, os serviços prestados pela empresa júnior beneficiam, simultaneamente, as indústrias do ramo alimentício e os próprios alunos. “Está dando esse contato direto com a profissão para todos os membros que participam e, ainda essa, vivência empresarial. Com isso, a gente faz com que eles consigam se desenvolver pessoalmente e profissionalmente”.

Como empresa júnior, a Alitec pode receber pelos serviços prestados. Recursos que, segundo a estudante Caciana Maria, que faz parte da diretoria de marketing da Alitec, é usado em prol dos próprios alunos. “Nós não temos fins lucrativos. Então, todo dinheiro que a gente arrecada com a empresa é em prol do próprios estudantes que participam da empresa. A gente usa em eventos que a gente precise ir ou em cursos que possibilitariam um maior aprendizado”, relata.

Um dos primeiros clientes da Alitec foi a indústria de erva-mate Verde Real. Ela contratou o serviço de elaboração da tabela nutricional da erva-mate com adição de açúcar, que inclui a quantidade de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio que cada porção do produto contém. “A gente vai usar essa tabela no rótulo do nosso produto, da nossa erva-mate com adição de açúcar. A gente foi beneficiado por ter uma empresa próxima da gente, fazendo esse trabalho com a credibilidade da universidade que a gente conhece e, também, os profissionais que fizeram, foram muito bons”, conta João Ronaldo, representante comercial centro-oeste do Paraná da ervateira.

Quem quiser conhecer a empresa ou contratar os serviços prestados pode acessar o site www.ealitec.com, mandar um email para ealitec@gmail.comou ligar para 42 99808-9027.