Atenção a doenças crônicas deve ser mantida durante pandemia de covid-19

Atenção a doenças crônicas deve ser mantida durante pandemia de covid-19

A pandemia de covid-19 e a gravidade de muitos dos casos de infecção por coronavírus acabaram provocando que outras doenças ficassem em segundo plano. Um exemplo é a hipertensão, que continua sendo a enfermidade que mais mata no Brasil. Em cada grupo de quatro brasileiros, um tem pressão alta. Esses dados mostram que a doença não pode ser neglicenciada, sobretudo porque é um dos fatores de maior risco para a própria covid-19. Por isso, os residentes do Programa Multidisciplinar em Saúde da Família da Unicentro estão desenvolvendo ações de educação em saúde específicas para esse grupo de doentes.

“Oi! Eu sou Juliana, profissional de Educação Física, residente da Unicentro na Unidade de Saúde do Xarquinho 2. Você sabia que realizar atividades físicas, mesmo estando em casa, pode contribuir para o controle da pressão arterial?”, pergunta uma das produções. Em cada um dos vídeos, profissionais de diferentes áreas da saúde – como enfermagem, nutrição, fisioterapia e educação física – dão dicas de como continuar controlando a pressão sem sair de casa. “É importante evitar o consumo de alimentos industrializados, optando sempre que possível por alimentos frescos”, alerta outro.

A produção dos vídeos foi uma ideia da coordenação da Residência que, logo de início, ganhou no apoio dos profissionais. “Nós residentes aderimos a essa ideia como uma alternativa a toda a alteração do nosso cronograma por causa da pandemia. Nossas atividades sempre foram muito voltadas para a educação em saúde, para atividades coletivas. Então, nós encontramos nessa produção de vídeos uma forma de fazer a educação em saúde, mas sem o contato direto com a população”, conta a residente Lenyse Alessi.

Os vídeos estão sendo distribuídos por grupos de whatzapp e pelas redes sociais. Todos eles podem ser conferidos no Instagram da Unicentro. A proposta, segundo a coordenadora da Residência, professora Carine Sangaletti, do Departamento de Enfermagem, é disseminar informação confiável de maneira simples e sem tomar muito tempo de quem assiste. “Dicas importantes para as pessoas poderem se cuidar em casa, principalmente os hipertensos. Não podemos fazer desse momento de enfrentamento de uma epidemia, um momento de descuido de outras condições de saúde. Então, além de promover um cuidado a distância, esses vídeos têm a intenção de passar a informação de como se cuidar em casa, também estimular os hipertensos a valorizarem outras formas de cuidado além da medicação e estimular uma vida ativa, uma vida saudável por iniciativa própria dos sujeitos”.

Os vídeos, dessa maneira, conta Lenyse, tratam desde medidas de prevenção ao coronavírus – como ficar em casa sempre que possível, a forma correta de higienizar as mãos, a importância do uso de máscaras cobrindo todo o nariz e a boca – até dicas de controle de doenças cardiovasculares – como a manutenção de hábitos saudáveis de alimentação e prática de exercícios físicos. “Os vídeos são importantes nesse momento porque surgem como alternativa para a comunicação com a população, para que eles possam estar recebendo orientações e informações, possam estar tomando cuidados e atitudes simples que podem evitar complicações de atividades cardiovasculares, ou até mesmo auxiliar para a estabilização da pressão arterial”, finaliza a residente.

Deixe um comentário