Feira Agroecológica do Campus Irati segue em funcionamento com apoio de parceiros

A Feira Agroecológica é um projeto de extensão do campus Irati da Unicentro que conta com parcerias externas à instituição. Essa aproximação com outros grupos e instituições é importante para reforçar os princípios da alimentação saudável e, consequentemente, criar mercado para os alimentos agroecológicos, que são aqueles não-transgênicos e produzidos sem agrotóxicos. Na avaliação da coordenadora do projeto, professora Fernanda Ikuta, essas parcerias são fundamentais para que o projeto estabeleça relações sólidas com a comunidade. “As entidades que nos apoiam contribuem significativamente para que o projeto da Feira mantenha um diálogo permanente com a sociedade a partir de várias frentes. Porque eles também atuam com os sujeitos com os quais trabalhamos, porque temos preocupações em comum – os agrotóxicos, o desmatamento, a qualidade da água, da terra, a saúde coletiva, o respeito à natureza como um todo e a vida”.

O apoiador mais antigo da Feira Agroecológica do campus Irati é o IEEP, que é o Instituto Equipe de Educadores Populares. Foram os educadores do Instituto que fizeram a mediação entre a equipe da Feira e as famílias de produtores agroecologistas. Presidido por Lediane Menezes Lourenço Carraro, o IEEP, assim como a Feira da Unicentro, tem entre seus objetivos institucionais a construção de estratégias para difundir a agroecologia no campo e na cidade.“Essa parceria que o IEEP tem com a Feira Agroecológica é uma das estratégias para difundir e divulgar o trabalho com a agroecologia na nossa região, pois além de ser um excelente espaço para a comercialização dos produtos agroecológicos dos agricultores familiares aqui da região, a Feira, com a Roda de Mate e Debate, aborda assuntos que ajudam o consumidor, a população urbana a entender que agroecologia não é somente a produção de alimentos, e sim um estilo de vida natural, respeitando a natureza e o ser humano”, avalia Lediane.

Todos os produtos vendidos na Feira são produzidos sem agrotóxicos e transgênicos (Foto: arquivo pessoal)

Também atuante na agroecologia através do ensino e da extensão, o campus Irati do IFPR, que é o Instituto Federal do Paraná, apoia a Feira Agroecológica da Unicentro através da cessão das dependências do instituto para a realização da Feira durante o período letivo, quando presencial. Além disso, por ser do setor educacional, o IFPR também é parceiro da Feira da Unicentro na organização de eventos sobre agroecologia. “É uma oportunidade de envolver os estudantes, os docentes do campus e a comunidade próxima do campus neste projeto onde o IFPR participa visando contribuir com o aumento de renda das famílias, principalmente, e fomentar ainda mais a diversificação da produção. Ressalto que os municípios e entidades precisam entender as feiras agroecológicas como muito mais do que geração de renda para a agricultura familiar. As feiras são importantes equipamentos públicos de abastecimento e segurança alimentar”, cita como alguns dos pontos positivos da parceria o coordenador do curso de Agronomia do IFPR em Irati, professor João Luis Dremiski.

O Masa, que é o Movimento Aprendizes de Sabedoria, tem também um vínculo bastante importante com a Feira Agroecológica do campus Irati na medida em que seus membros são detentores de conhecimentos sobre as propriedades medicinais das plantas. A parceria rende oficinas de saúde popular preventiva, voltadas para os consumidores, agricultores e público em geral. A coordenadora do Movimento Aprendizes da Sabedoria em Irati, Rosalina Gomes dos Santos, conhecida como Dona Rosinha, explica que, para o trabalho das benzedeiras, a agroecologia é extremamente necessária, já que elas são incentivadoras da cura com remédios naturais como chás, florais e pomadas. “Precisamos da agroecologia porque a agroecologia é vida e, para nós, do movimento aprendizes da sabedoria, cuidar da vida é a nossa missão”, afirma .

A parceria mais recente da Feira Agroecológica da Unicentro em Irati é com a APP Sindicato, que tem cedido sua sede, que fica em uma região central na cidade, para que, nesse momento de pandemia, as famílias agroecologistas possam continuar escoando sua produção e contribuindo para fornecer alimento de qualidade para a população.Para nós, enquanto instituição, apoiarmos, mesmo que de forma modesta, com a cessão do espaço físico para a distribuição de alimentos da Feira Agroecológica da Unicentro – que visa, principalmente, o resgate de um dos direitos mais básicos do ser humano, que é o de alimentar-se com qualidade e manter-se saudável -, é muito mais que um compromisso social, é um dever moral”, diz opresidente do Núcleo Sindical de Irati da APP Sindicato, professor Marco Aurélio Gaspar.

A Feira Agroecológica está atuando de forma adaptada durante a pandemia de coronavírus, através do sistema de encomendas on-line, com as opções de retirar a sacola ou entrega em casa.