Ineti abre seleção para incubação e pré-incubação de empresas, associações e cooperativas

Muitas pessoas tem o sonho de abrir o próprio negócio. Com ideias visionárias para uma nova empresa, algumas acabam desistindo no meio do caminho, geralmente por dificuldades em se consolidar no mercado. Mas existem profissionais qualificados e dispostos a auxiliar nesse processo, como a equipe da Incubadora de Negócios Irati, a Ineti, que funciona no Campus Irati da Unicentro. O principal objetivo da Ineti é orientar planejamentos empresariais e acompanhar a evolução de projetos com quesitos inovadores – ações que, de acordo com o diretor da Incubadora, professor Diogo Luders Fernandes, precisam de atenção especial para que uma pessoa tenha mais chances de sucesso.

Ela vai ter toda uma consultoria, todo um auxílio para que possa iniciar seu projeto, que possa desenvolvê-lo e que possa colocá-lo em prática junto com um grupo de profissionais que vão fortalecer a ideia e que vai, na realidade, dar um suporte para que essa ideia surja e se desenvolva de maneira mais exequível e de uma forma mais segura, possibilitando assim o desenvolvimento de empreendimentos mais maduros desde o início, fazendo com que a chance, o índice de fracasso seja menor”, explica Diogo.

A Ineti seleciona projetos de base tecnológica e também da economia tradicional através do seu Programa de Incubação e Pré-incubação, que está com inscrições abertas. Podem se inscrever qualquer pessoa que queira tirar uma ideia do papel e transforma-la em negócio e também quem já é dono de alguma empresa e quer trazer inovações pra dentro dela. Além desses dois perfis, este ano, o edital da Incubadora de Negócios Irati traz mais uma modalidade.

Tem mais um grupo que esse ano foi aberto em edital que são duas vagas para associações e cooperativas. Associações que já existem – de catadores, associações de bairro, associações de mães, diversos tipos de associações – podem se organizar e a gente vai estar atendendo elas, assim como também cooperativas. E se tem alguém que tem a ideia de abrir uma associação, ou um grupo de pessoas que querem abrir uma associação e não sabem como, esse ano está aberto duas vagas para a gente desenvolver esse tipo de projeto que é importante e que traz um grande benefício para nossa região devido ao formato diferenciado que é essa organização”, conta o diretor da Incubadora.

As inscrições de projetos para incubação e pré-incubação na Ineti podem ser feitas até o dia 31 de julho. O interessado em submeter uma proposta precisa ler o edital e preencher o Sumário Executivo, que está disponível no site da Ineti. Além das duas vagas para associações ou cooperativas, a Ineti tem três vagas para incubação e outras três para pré-incubação não residentes – que não se instalam nas dependências da Unicentro – , e ainda seis vagas para incubação residente – que podem instalar o empreendimento assim que as atividades presenciais da universidade retornarem.

Não é necessário que a empresa esteja formalmente constituída ao realizar a apresentação da proposta, mas a formalização posterior é obrigatória caso a proposta seja aprovada no processo seletivo. A comissão de seleção analisa as submissões de propostas de negócios de acordo com cinco eixos principais: Empreendedor, Tecnologia, Mercado, Capital e Gestão. “De todos esses eixos, os que têm mais importância realmente e têm mais peso seriam o eixo que vai trabalhar sobre a relevância do problema, a questão da inovação; a disponibilidade da pessoa em empreender e se dedicar ao negócio propriamente dito; o conhecimento que essa pessoa demonstra sobre seus concorrentes, sobre o segmento de mercado; o conhecimento dos investimentos iniciais que essa pessoa vai precisar – não o valor, mas sim se ela tem conhecimento, se ela tem noção do que vai ter que ser colocado ou não; e por fim, a viabilidade tećnica de desenvolver a proposta”, reforça Diogo.

O resultado das propostas aprovadas será divulgado pela Incubadora de Negócios a partir do dia 17 de agosto. O contrato de incubação tem duração de dois anos e o de pré-incubação tem limite de um ano, ambos podendo ser prorrogados por até seis meses.