Unicentro apoia Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava no combate à covid-19

Arildo Ferreira é professor do curso de Administração da Unicentro. Dia a dia, ele compartilha com sua esposa, Maristela, as notícias de como a universidade vem apoiando ações de combate e de enfrentamento ao coronavírus em toda sua área de abrangência, nas regiões centro-sul e centro-oeste do Paraná. Maristela, que é funcionária pública e atua na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava, vislumbrou nas atividades da instituições uma possibilidade de ajuda também aos trabalhos efetuados pelo município.

Foi assim que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava acionou a Unicentro, através da Crie, que é a Central de Relações Institucionais da universidade. O pedido de fornecimento de álcool-gel e máscaras cirúrgicas foi encaminhado à reitoria da instituição que, prontamente, autorizou a parceria. Assim, a Unicentro entregou nessa quarta-feira, 01, um pequeno lote de álcool-gel, 30 frascos no total, para a higiene pessoal dos funcionários do órgão municipal durante o expediente. Mas o objetivo da parceria vai além, é fornecer materiais de proteção individual para os operadores ecológicos do município.

“Para amenizar os efeitos da pandemia, então, a gente está fazendo várias ações. Uma delas, em parceria com a Unicentro. A Unicentro está nos fornecendo um kit proteção para os operadores ecológicos. A gente já fez várias ações com os operadores ecológicos e essa parceria com a Unicentro é mais uma para amenizar os efeitos da pandemia do coronavírus”, detalha o secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo.

Kits com máscara e álcool-gel serão repassados aos operadores ecológicos (Foto: Coorc)

A Unicentro firmou o compromisso de repassar, na próxima semana, 400 unidades de álcool-gel e 400 unidades de máscaras cirúrgicas para a utilização pelos operadores ecológicos, que percorrem a cidade recolhendo materiais recicláveis. “Eles fazem um trabalho de fundamental importância, eles passam de casa em casa, eles necessitam também de um aporte adicional de proteção neste momento, visto que o trabalho que eles fazem é muito importante. Nós não tivemos a diminuição da necessidade do trabalho deles. As pessoas no isolamento social, elas produzem mais lixo, mais material reciclável e eles estão aí, no dia a dia, realizando essa trabalho, juntamente com o município de Guarapuava”, afirma o professor Cleverson Salache, que participou da negociação do repasse, representando a Unicentro.

As máscaras que serão doadas são costuradas pelas integrantes da Unati, que é a Universidade Aberta a Terceira Idade da Unicentro, e têm como matéria-prima mantas cirúrgicas – um tipo de material hospitalar estéril que permite a lavagem e a reutilização. Já os frascos de álcool em gel são resultado da parceria estabelecida pela universidade com o Grupo O Boticário, que forneceu um grande lote do produto, que a instituição gerenciasse o repasse dele. “Para nós, é uma alegria muito grande estar a frente de mais esta iniciativa, junto com a reitoria da Unicentro, que tem incansavelmente trabalhado dentro desse novo modelo de proximidade da Unicentro com a comunidade”, finaliza Cleverson.