VETnário é evento online promovido por estudantes e professores de Veterinária

Por causa da suspensão dos trabalhos presenciais na Unicentro devido à pandemia de covid-19, os departamentos pedagógicos, assim como todos os setores da universidade, tiveram que adaptar suas atividades. Agora, aulas e eventos são realizados em ambientes virtuais. No mês de julho, por exemplo, será realizado o I VETnário Unicentro, voltado a acadêmicos e profissionais de Medicina Veterinária e áreas afins. O evento é organizado por professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unicentro, em parceria com o projeto de extensão Produterra.

O principal objetivo do evento é fazer uma atividade diferenciada durante esse período que a gente está vivendo de pandemia, tentar trazer os alunos principalmente da Unicentro, buscando profissionais de diversas áreas da medicina veterinária, de diferentes locais do Brasil, com diferentes formações dentro da medicina veterinária”, conta a professora colaboradora Amanda Keller Siqueira, que integra a organização das atividades, sobre quais são os objetivos da proposta.

A primeira edição do VETnário vai ocorrer entre 14 e 31 de julho. Dentro desse período, como detalha Amanda, todas as terças e sextas-feiras, a partir das 19h, os participantes poderão acompanhar palestras com profissionais de diversas especialidades da Medicina Veterinária e conhecer um pouco mais sobre as pesquisas desenvolvidas por acadêmicos e egressos do curso.

O evento vai ser todo online e com palestras gravadas, mas a gente pediu para os palestrantes ficarem disponíveis no chat do canal do YouTube para tirar dúvidas, para ficar conversando com os ouvintes. Na sequência, nós vamos ter egressos da Universidade contando das suas experiências profissionais, nós vamos ter alunos falando de estágios que fizeram durante a graduação e, também, a gente vai ter apresentações de projetos de pesquisa, que a gente chama de pitch da ciência, que são pequenas apresentações daqueles alunos que desenvolvem pesquisas dentro da Universidade, falando sobre suas pesquisas”, detalha Amanda.

Até agora, já são 27 palestrantes confirmados. Todas as atividades serão transmitidas pelo canal do evento no Youtube. As inscrições, como pontua Amanda, também serão online, gratuitas e, sem limite de vagas. Além disso, todos participantes –  ouvintes e palestrantes – devem receber certificação. “A participação não tem custo algum, é 100% gratuito. A inscrição vai ser feita por formulário do Google Forms, que logo a gente vai veicular esse link de inscrição”, explica a professora, que integra a comissão organizadora.

Para Amanda, promover atividades online como o VETnário é uma forma de aproximar estudantes e profissionais de uma maneira segura, devido à recomendação de isolamento, e produtiva, já que possibilita a interação entre os participantes. A grande importância da gente promover esse tipo de evento é que as pessoas vão poder ficar na segurança das casas delas, assistir a profissionais de diferentes áreas da medicina veterinária falando de assuntos super importantes, assistir aos alunos da Universidade contando de experiências, assistir aos egressos falando de suas experiências profissionais. Então, eu acho que isso é uma forma de diversificar as possibilidades que a gente oferece para os alunos nesse momento, além das atividades de ensino, das atividades remotas, de tudo o que a gente já está fazendo no nosso dia a dia, mas fazer de uma forma diferente e trazer os alunos para perto de nós mesmo que através de telas”.

Outro ponto destacado por Amanda é a importância do envolvimento dos estudantes na organização da atividade. “Os alunos estão ajudando em diversos níveis da organização do evento, como tomar conta de redes sociais, ajudar na divulgação do evento e tudo mais. Então, a gente também buscou engajar os alunos – aqueles que se disponibilizaram. Para nós da organização, além de ser desafiador, é uma forma de nos tirar do nosso normal, trazer para nós um desafio, movimentar o cérebro, fazer com que a gente se sinta engajado, fazer algo diferente”.

A programação das palestras, inscrições outras informações sobre o evento podem ser conferidas nos perfis VETnário Unicentro no Instagram e no Facebook.