Pesquisadores da Unicentro avaliam impactos da covid-19 no comportamento alimentar

Pesquisadores da Unicentro avaliam impactos da covid-19 no comportamento alimentar

Para analisar as possíveis alterações no comportamento alimentar da população adulta durante o período de isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, duas professoras e duas acadêmicas do curso de Nutrição da Unicentro estão desenvolvendo a pesquisa “Alterações no comportamento alimentar durante o período de isolamento social na pandemia por covid”. O formulário também quer identificar os riscos nutricionais e escolhas alimentares desse público.  

Nós também definimos como objetivo identificar as particularidades de comportamento alimentar dessas pessoas e analisar possíveis comportamentos alimentares de risco relacionados a esse período. Também observar se os fatores emocionais dessas pessoas estão relacionados com algumas mudanças que possam ser significativas na alimentação, além de analisar se a alimentação saudável está sendo mais frequente devido as famílias poderem passar mais tempo em domicílio em virtude do isolamento social”, explica a professora Vânia Schmidt, coordenadora da pesquisa. 

O levantamento está sendo feito por meio de um formulário online composto por 18 questões objetivas e uma discursiva sobre a relação do indivíduo com a comida durante o isolamento social. A acadêmica Tamiris Leite, do 4º ano do curso de Nutrição e integrante da pesquisa, conta quem pode responder ao questionário. “Podem participar da pesquisa os adultos entre 18 e 59 anos e que estejam de acordo com o exposto no termo de consentimento livre esclarecido”.

De acordo com a acadêmica Milena Moreli de Oliveira, que também faz parte do grupo que está propondo a pesquisa, o formulário deve ficar disponível para ser respondido até o final do mês de agosto. Ela ainda destaca a importância do trabalho nesse momento de isolamento social. “Estamos passando por um momento jamais visto, onde o isolamento social é considerado muito importante. E a qualidade da dieta está associada tanto à saúde física, mas também a mental. Dessa forma, a gente acha extremamente importante avaliar esse consumo alimentar dos indivíduos e as possíveis influências que o isolamento social, devido a essa pandemia por covid, pode acabar exercendo sobre a relação entre sentimentos e a alimentação da população”.

Depois das respostas coletadas por esse questionário, como explica a vice-coordenadora do projeto, professora Caryna Eurich Mazur, os dados serão analisados e publicados. “A princípio, será uma análise descritiva para avaliar a questão, especialmente, da fotografia da nossa amostra e, após, nós faremos análise inferencial com a comparação dos dados. A partir desses dados, a gente busca conhecer um perfil de comportamento alimentar na pandemia, colaborar com outras publicações que venham a acontecer e, também, a gente pretende publicar esses dados em revistas indexadas e em anais de congressos na área eventos tanto a nível da Unicentro, quanto a nível estadual e nacional”. 

Deixe um comentário