Inscrições para a Iniciação Científica e Tecnológica terminam na próxima segunda, 18

As inscrições para os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da Unicentro seguem abertas até a próxima segunda-feira, dia 18 de maio. Todo o processo de inscrição para os programas de IC e de IT é realizado pelos orientadores, que são pesquisadores da universidade. São eles que indicam os orientandos, submetem os projetos e registram sua produção pelo Sistema de Gestão Universitária (SGU). “As inscrições são todas online e os editais podem ser consultados no site da Unicentro, ali estão todas as regras e os prazos para concorrer aos editais”, reforça o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Ventura Faria.

Nessa reta final das inscrições, porém, professores e estudantes das áreas das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras, Artes e também das pesquisas básicas foram surpreendidos como um anuncio inesperado por parte do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O corte das bolsas para essas áreas com os recursos passando a contemplar prioritariamente as pesquisas voltadas para as áreas tecnológicas ou de saúde, em especial internet das coisas, comunicação tecnológica e desenvolvimento de aparatos tecnológicos.

O professor Jó Klanovicz desenvolve pesquisas na área da História e é um dos membros do Comitê Assessor de Iniciação Científica da Unicentro (Caic). Ele diz não ser contra o estabelecimento de áreas prioritárias de pesquisa por parte dos estados e afirma que isso é feito em todo o mundo. O erro, para ele, é que o anúncio do CNPq prevê a retirada de recursos de algumas áreas para alocar em outras, quando o correto seria o aporte de verbas extras para as pesquisas consideradas prioritárias.

É uma notícia que reestrutura a política de iniciação científica e tecnológica no país, estabelecendo o que o CNPq chama de prioridades, mas que muitas associações científicas têm chamado de exclusivismo. Na medida em que o CNPq corta a verba para esse ponto inicial de fazer ciência no Brasil, ele desestrutura a árvore científica toda. É como se fosse cortar a seiva da planta e a planta não vai conseguir sobreviver a longo prazo. É isso que deixa a comunidade, sobretudo de Humanas, extremamente preocupada”, afirma Jó.

A perspectiva do pesquisador de uma das áreas afetadas é compartilhada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro. “Essas mudanças anunciadas, a gente analisa de uma maneira bastante negativa e preocupante, porque isso significa a priorização de algumas áreas e a restrição de outras áreas. Então, as áreas de Humanidades, Ciências Sociais, Linguística, Artes e a pesquisa básica em todas as áreas, ela ficou em segundo plano, se restringindo apenas a algumas atuações transversais dentro das áreas tecnológicas, o que na maioria das vezes não reflete a amplitude e a diversidade das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores e os alunos da Unicentro. Então, isso significa, de certa forma, um rompimento do incentivo das vocações de todas as áreas do conhecimento”.

O professor Marcos lembra, porém, que essa alteração nas regras para a concessão de bolsas ainda não é oficial, já que o Edital do CNPq não foi publicado. Até lá, ele afirma que as associações científicas e as universidades seguirão tentando reverter as mudanças anunciadas apenas por comunicado. De todo modo, a Pró-Reitoria, através da Diretoria de Pesquisa e do Caic, já desenhou um novo modo de distribuição das bolsas caso esse novo modelo seja implantado.

As bolsas do CNPq, segundo o diretor de Pesquisada Unicentro, professor Luciano Farinha, serão distribuídas conforme as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Já as bolsas financiadas pela Fundação Araucária e pela própria Unicentro serão destinadas a contemplar as pesquisas aprovadas, obedecendo a classificação e o ranqueamento dos orientadores, seguindo a atual prática da instituição e o edital de IC e IT da universidade.

“O que a gente, juntamente com o Comitê de Iniciação Científica, vem pensando e decidimos é a garantia de bolsas a todos aqueles projeto aprovados dentro da cota que nós temos de bolsas e do ranqueamento dos orientadores, considerando esses critérios de pontuação e de classificação que já são estabelecidos, independente da área de conhecimento”, explica Farinha. “Os projetos que não puderem ser, eventualmente, contemplados com bolsas do CNPq devido à restrição, não havendo restrições das bolsas da Fundação Araucária e das bolsas da Unicentro, eles receberão essas bolsas”, completa Marcos.