Unicentro repassa mais 900 máscaras cirúrgicas para Polícia Militar

A Unicentro entregou, nessa semana, mais um lote de máscaras cirúrgicas para a Polícia Militar de Guarapuava. Esse foi o terceiro repasse efetuado pela universidade ao 16. Batalhão e, nesse momento, foram doadas 900 unidades. No total, a PM recebeu 1.300 máscaras. “Essa é a terceira remessa que a gente encaminha para os policiais – na primeira foram 200 máscaras, na segunda em torno de 200, e nessa foram 900 máscaras”, detalha a professora Maria Regiane Trincaus, diretora da Clínica Escola de Órtese e Prótese e responsável pela produção das máscaras de tecidos.

As máscaras são confeccionadas, em casa, pelas participantes da Unati (Universidade Aberta a Terceira Idade), um projeto de extensão da Unicentro voltado para quem tem mais de 60 anos. A matéria-prima utilizada são campos cirúrgicos estéreis de TNT, que possuem uma barreira microbiológica eficaz. No total, a Clínica de Órtese e Prótese da Unicentro adquiriu, no início de abril, 2.500 campos cirúrgicos que, rendem, depois de cortados e costuramos, 22.500 máscaras.

Unatianas costuram, em média, 400 máscaras por semana (Foto: arquivo pessoal)

Por semana, as participantes da Unati que estão costurando as máscaras têm capacidade de produzir 400 unidades. Desde que começam a costurar, portanto, foram confeccionadas 2.400 máscaras que foram repassadas, além da Polícia Militar, para os próprios profissionais e pacientes atendidos pela Clínica de Órtese e Prótese, para o Hospital São Vicente, para o setor de atendimentos aos indígenas em todo o território paranaenses do Ministério da Saúde, e para o projeto Vidas por Vidas.

Segundo o professora Regiane, o volume de máscaras repassadas à PM se justifica porque “os policiais estão em contato direto com a população – seja no atendimento à situações de perigo, acidentes, roubos, mesmo a prisão de pessoas. Então, o contato deles com a população é direto, e eles necessitam dessa proteção”.

O comandante do 16. Batalhão de Polícia Militar, major Cristiano Cubas, reforça a percepção da professora de Enfermagem da Unicentro e agradece à universidade pela atenção dispensada à unidade da PM em Guarapuava. “Agradeço a dedicação da Unicentro em relação às entregas de EPIs, materiais utilizados como máscaras, que têm ajudado na prevenção dos nossos policiais militares, e o álcool-gel, que é de extrema importância para a não proliferação do covid-19”.