Equipes da Unicentro iniciam atividades em mais duas regionais de saúde – Irati e União da Vitória

Uma das formas de dar suporte à comunidade neste momento de pandemia do coronavírus é fortalecer o sistema de saúde. Nesse sentido, subsidiado pela Seti, que é a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Campus Irati da Unicentro formou uma equipe de profissionais de saúde para incrementar as ações neste setor, que está na linha de frente do combate à covid-19. Uma parte dos bolsistas vinculados ao projeto está atuando na 4ª Regional de Saúde, que atende Irati e mais oito municípios. Outro grupo de profissionais está alocado na 6ª Regional de Saúde, que abrange União da Vitória e outras oito cidades. São enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, que passaram inicialmente por uma capacitação e foram distribuídos em diferentes serviços dos órgãos públicos de saúde.

O foco aqui na 4ª Regional é de serviços de assistência, principalmente em pronto-atendimentos e unidades básicas de saúde, que têm funcionado como referência nos municípios para o atendimento aos casos suspeitos de covid-19. No setor de epidemiologia também tem profissionais nossos inseridos”, conta o coordenador desta etapa do projeto no campus de Irati, que reúne as duas regionais de saúde, professor Gustavo Zambenedetti.

Ações são realizadas em 18 municípios, que compõem as regionais de saúde de Irati e União da Vitória (Foto: acervo pessoal)

O professor Gustavo faz o acompanhamento remoto das ações desenvolvidas pelos bolsistas. Mesmo de longe, a equipe coordenadora do projeto orienta também os profissionais que estão atuando na região de União da Vitória. De acordo com o professor, lá a Unicentro desenvolve, além da assistência aos casos notificados como suspeitos de covid-19, outras atividades diretamente na sede da 6ª Regional de Saúde. “Uma outra modalidade de atuação que foi desenvolvida em União da Vitória tem a ver com o que a gente chama de atividades de matriciamento. Então, especialmente, tem alguns profissionais que ficaram lotados dentro da sede da 6ª Regional de Saúde e que trabalham na atualização dos protocolos, no treinamento e capacitação dos profissionais do município”.

Uma das bolsistas que está desenvolvendo atividades pela Unicentro é a técnica em enfermagem Rosalina Ferreira dos Santos. Ela acredita que, participando de ações coordenadas pela universidade, pode compartilhar conhecimentos úteis para o combate à covid-19, além de agregar experiências importantes para sua carreira. “O meu interesse em participar do edital foi porque eu já trabalho na área da saúde, trabalho no pronto atendimento, no caso em Irati, em uma unidade sentinela. Então, a gente recebe todos os pacientes que apresentam síndrome respiratória grave ou não. Me interessei em participar para conseguir ajudar, no caso, em outro município e, até mesmo, adquirir mais experiências, porque o trabalho que eu estou desenvolvendo lá é diferente do que eu desenvolvi ali no pronto atendimento”.

A Rosalina está atuando na cidade de Mallet, vinculada à 4ª Regional de Saúde. Seu trabalho é de monitoramento na barreira sanitária, verificando as condições de saúde de quem entra e de quem sai do município. “Na barreira, o trabalho consiste em verificar a temperatura de todos os passageiros do carro ou do caminhão, anotar em um programa que foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde da cidade de Mallet, onde a gente coloca os dados da proveniência do motorista, de onde ele vem, para onde ele está indo na cidade, quantos dias pretende ficar. Isso tem sido bom porque eu consigo passar com segurança as informações para cada motorista e cada pessoa que tem dúvidas”.

Antes de iniciarem atividades, equipes participaram de treinamento, respeitando as normas de segurança (Foto: arquivo pessoal)

Esse reforço, por parte da Unicentro, às equipes de saúde tem sido essencial durante a pandemia de coronavírus. Segundo o diretor da 4ª Regional de Saúde, Walter Trevisan, o aumento da demanda nos órgãos de atendimento à população é, principalmente, no âmbito informativo. “Houve uma intensificação de serviços e houve uma intensificação em busca de informação em relação ao coronavírus e uma intensificação de medidas a serem adotadas para o enfrentamento”. O diretor da 4ª Regional de Saúde salienta ainda que, neste momento crítico para a saúde coletiva, contar com o apoio de instituições como a Unicentro tem sido muito importante para conduzir estratégias de prevenção e combate à covid-19. “A nossa Unicentro, a nossa universidade parceira, através desses profissionais já citados, sempre que se apresentam situações de dificuldades, está sempre proativa, participando e nos ajudando na solução de problemas. Esse programa de trazer esses bolsistas para trabalhar neste momento tão delicado que passamos com a situação do coronavírus, em relação à covid que vem acometendo a vida de pessoas, nós não podemos deixar de aqui registrar o nosso agradecimento a essas parcerias tão importantes”.

O próximo passo desta etapa do projeto da Unicentro é a integralização dessas equipes, com a abertura de um edital para preenchimento de vagas remanescentes, que está previsto para esta semana. Assim, com a equipe completa de profissionais de saúde, as ações da Unicentro poderão ser ampliadas e farão ainda mais a diferença neste período crítico de pandemia do coronavírus.