Unicentro implanta Protocolo Online

Diariamente, os protocolos da Unicentro, instalados em cada um dos três campi universitários, recebem dezenas de professores, agentes universitários e estudantes. É por ali que começam a tramitar, por exemplo, processos referentes a aproveitamento de estudos, realização de provas em segunda chamada, projetos de pesquisa e extensão, ascensão de nível e estabilidade funcional, entre muitos outros. Mas com a suspensão, pela universidade, de suas atividades presenciais como forma de combater a disseminação do coronavírus, em 17 de março, esse trâmite ficou interrompido e foi retomado um mês depois, com o início do funcionamento de um novo sistema informatizado: o Protocolo Digital.

“O Protocolo Digital surgiu em meio a uma situação atípica, mas já está nos mostrando agilidade e facilidade na tramitação de documentos”, avalia o diretor de Sistemas de Informática da Unicentro, Felipe Collares Rodrigues, que liderou a equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema, a partir da base anterior, de 2004, e considerando as demandas da administração central da universidade. “Tivemos algumas reuniões para que a reitoria nos passasse a necessidade e a urgência dessa pauta. Entendido isso, reunimos a equipe por videoconferência e foram designadas as tarefas. Trabalhamos por uma semana e, após isso, apresentamos a proposta ao gabinete em outra videoconferência”, complementa.

Desde que entrou em funcionamento, na segunda quinzena desse mês, mais de 100 processos tiveram seus trâmites iniciados eletronicamente. Com isso, a maior parte das rotinas administrativas da Unicentro podem ser mantidas e estão sendo realizadas de modo remoto. “A recepção de protocolos digitais a princípio foi mais específica para alguns casos de RH, mas como a estrutura desenvolvida é capaz de receber qualquer tipo de processo físico, o leque de tipos de processos aumentou”, conta Felipe. “Contudo, ainda existem melhorias que serão discutidas na sequência, após esse período de pandemia com os gestores da universidade”. Uma das melhorias que ainda serão implantadas dizem respeito ao acesso de estudantes ao Protocolo Online, que ainda não está liberado.

Para ter acesso ao Protocolo Online, professores e agentes universitários devem acessar, pela internet, o SGU, que é o Sistema de Gestão Universitária. Depois de fazer o login, na tela inicial, uma das opções é o link para o Protocolo Online. “O sistema é bastante intuitivo, mas caso tenham alguma dúvida, temos o link de ajuda onde será possível sanar todas as dúvidas”, finaliza Felipe.

Para ter acesso a um manual de como usar o Protocolo Digital, clique aqui.