Bibliotecas da Unicentro iniciam empréstimos de livros de forma programada

O acervo das bibliotecas da Unicentro, há mais de 40 dias, estava fechadinho, nas prateleiras de uma das três unidades, cada uma em um campus universitário, por conta da suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia de coronavírus. Agora, com a liberação de atividades não presenciais para os cursos de graduação presenciais pelos Conselhos de Administração (CAD) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), os empréstimos estão sendo retomados. A ideia é que eles sejam feitos de forma programada para evitar a contaminação dos membros da comunidade universitária pelo covid-19.

“O procedimento para quem precisar de algum livro da biblioteca nesse período de suspensão de atividades presenciais”, explica o diretor geral da biblioteca, Fabiano Jucá, “é o seguinte: temos nas bibliotecas Cedeteg, Santa Cruz e Irati três funcionários responsáveis por esse atendimento. Então, nós disponibilizamos o e-mail e o whatz app de cada um desses funcionários. O procedimento, basicamente, é que o usuário interessado entre em contato conosco, por e-mail ou whatz app, para combinar um dia e horário para retirar esse material”.

No Cedeteg, o funcionário responsável é o próprio Fabiano. Os contatos dele são o e-mail fjuca@unicentro.bre o whatz app 3629-8113. Já em Irati, a comunidade universitária deve entrar em contato com Elaine Souza. O e-mail éefsouza@unicentro.bre o whatz é 99804-6458. A biblioteca do Santa Cruz tem como responsável a agente universitária Andrea Wierdmann, que pode ser contatada pelo e-mail awiedermann@unicentro.bre pelo whatz 98414-6354.

Antes de fazer o contato, a recomendação é que os usuários das bibliotecas acessem o acervo da Unicentro pelo site da universidade; anotem a referência e a catalogação da obra e informem esses dados ao bibliotecário ao fazer o contato, seja por e-mail ou whatz. Também remotamente, o funcionários combinará com o professor, aluno ou agente universitário a data para a entrega do livro no guichê de umas da bibliotecas. E, nesse momento, as duas partes devem adotar procedimentos de sergurança. “Uso de máscara e luvas por parte do atendente e o uso de máscaras por parte do usuário, até porque é muita manipulação de material papel. Então, tem que tomar bastante cuidado com isso e com o uso de álcool-gel, que tem que ter em cada biblioteca também, para segurança tanto do atendente como do usuário”, explica Fabiano.

Além disso, os funcionários das bibliotecas também recomendam que os usuários, se possível, usem luvas para a retirada do material e esperem três dias para usar o livro. Medidas que minimizariam a possibilidade de contaminação. Esse mesmo cuidado, segundo Fabiano, será tomado pelas bibliotecas quando da devolução das obras do acervo. “Quando tivermos essa retomada da atividade presencial, esses livros devolvidos ficarão separados e isolados durante, pelo menos, três dias, antes que a gente guarde esse material no acervo”.

A devolução dos livros – tanto os emprestados a partir de agora, quanto o acervo que já estava com os usuários das bibliotecas -, ocorrerá somente depois da retomada das atividades presenciais. “Independente do período que a gente retomar, quando tiver essa retomada das aulas presenciais teremos, pelo menos, duas semanas para devolução sem ônus aos usuários, sem multa”, completa Fabiano.