Estudantes de Administração do campus Irati arrecadam máscaras de tecido e livros

A Unicentro continua ativa. Neste período de prevenção e combate ao coronavírus, a universidade tem sido essencial no auxílio à população, principalmente às pessoas que podem sofrer maior impacto em decorrência da pandemia. Diante disso, professores e alunos da Unicentro têm redirecionado seus esforços para colaborar com a sociedade neste momento. Esse é um esforço, por exemplo do Departamento de Administração do Campus Irati. “Nós do Departamento de Administração, a gente está bastante preocupado em manter nossos alunos mentalizando coisas boas, mentalizando construção de alternativas”, explica a docente Juliana Berg.

Livros e máscaras acompanharão cesta básica montada pelo colégio (Foto: arquivo pessoal)

A professora Juliana e os estudantes do quarto ano de Administração realizaram uma campanha de arrecadação de livros e máscaras para serem doados às famílias dos alunos do Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira, de Irati. “Toda a mobilização dos alunos aconteceu pela internet, eles não saíram de casa”, conta Juliana. A coleta das doações foi realizada pela professora Juliana. Cada livro arrecadado foi higienizado com álcool 70% e as máscaras foram embaladas e ganharam um bilhetinho, lembrando que elas devem ser lavadas antes do uso.

Em pouco mais de uma semana, foram coletados 200 livros e mais de 400 máscaras. Segundo a professora, as máscaras foram confeccionadas em tecido por duas costureiras da cidade, financiadas com recursos arrecadados junto de empresas iratienses. Também outras pessoas se engajaram na causa mobilizada pelos estudantes da Unicentro. “Outras máscaras vieram de doação de costureiras aqui da região, mães de alunos costuraram máscaras para a gente, amigos nossos costuraram as máscaras para a doação. Então, tem vários tamanhos, tem para adulto, tem para criança’, diz Juliana.

O intuito da doação das máscaras e dos livros para o Colégio Antonio Xavier foi somar a uma ação promovida pela própria escola, que está fazendo a entrega quinzenal de 195 cestas básicas para famílias de alunos. “Os kits que vinham para merenda escolar da escola a gente arruma em forma de kits de cestas básicas e entrega para os alunos mais carentes da escola, que são aqueles que tem cadastro no Bolsa Família. E junto com isso, colocando um livro, a gente também está alimentando a alma dessas crianças que ficam em casa’, explica a diretora do colégio, Maria Amélia Ingles.

Centenas de livros e máscaras foram arrecadadas em menos de um semana (Foto: arquivo pessoal)

De acordo com a diretora, as máscaras arrecadadas pelos estudantes de Administração da Unicentro também farão uma grande diferença para os beneficiários das cestas. Elas serão essenciais para que as famílias dos alunos do Colégio Antonio Xavier da Silveira possam se proteger durante o período de pandemia da covid-19. “Muitas delas me contaram, e isso é interessante contar para vocês, que eles não saíam nem de casa porque não têm dinheiro para comprar a máscara. Eles são proibidos de sair, se deslocar no centro para fazer alguma coisa, ir em farmácia, porque eles não tinham a máscara. Então, a gente vai estar auxiliando também no cuidado e na saúde dessas pessoas”.

Essa motivação em pensar de forma coletiva e agir para o auxílio ao próximo é uma via de mão dupla. Quem participa dos bastidores de campanhas como essa, de arrecadação de máscaras e livros, também se sente realizado. A estudante de Administração da Unicentro Dora Leandra Wolaniuk acredita que ações nesse sentido evidenciam o papel da universidade para com a comunidade. “Para mim, foi uma sensação muito boa estar participando dessa campanha, sabendo que mesmo em período de isolamento social a gente está conseguindo ajudar alguém, levando proteção para essas famílias do Xavier com as máscaras, mas também o conhecimento através dos livros. Esse é o papel da universidade”, finaliza.

Máscaras foram costuradas por voluntários a partir de tecido doado por comerciantes (Foto: arquivo pessoal)