Estudante de Fisioterapia da Unicentro desenvolve aplicativo que lista testes ortopédicos

Os usuários de celulares android, ao entrar na PlayStore, e procurarem por “testes ortopédicos fisioterapia” vão encontrar, entre os aplicativos disponíveis, o “Testes Fisio”. Um app de download gratuito, desenvolvido em Guarapuava, por uma estudante de Fisioterapia da Unicentro. O aplicativo começou a ser desenvolvido em 2019, durante a disciplina de “Pesquisa em Saúde”, e foi finalizado agora. A acadêmica aproveitou o tempo livre nesse período de quarentena para colocar o trabalho de faculdade em uso.

“O professor propôs para a gente fizesse algo que fosse para Fisioterapia, um protótipo, um produto, criasse alguma coisa. Então, eu pensei assim: eu gosto de ortopedia e eu gosto dessa área da pesquisa. Então, já pensando em juntar os dois, eu pensei nesse aplicativo. Era uma competição entre os alunos, eu entreguei o aplicativo já pronto, não terminado, mas pronto já, feito, não era só no papel. Daí, acabei vencendo a competição. Então, como eu já gostava disso, eu pensei: eu vou terminar esse projeto da aula, eu vou continuar ele”, explica a estudante Gleisse Machado, que em 2020 cursa o quarto ano de Fisioterapia.

Gleisse também conta que a ideia do aplicativo surgiu de uma dificuldade que ela encontrava durante os estágios: lembrar de todos os testes ortopédicos de cabeça, durante a primeira consulta do paciente. Para ela, consultar os livros não era prático, por conta do tamanho e do peso deles. Assim, a novidade do app não é o conteúdo – que é o mesmo dos livros utilizados para o ensino-aprendizado de Fisioterapia -, mas sim o suporte em que essas informações são disponibilizadas não só para os estudantes, mas também para profissionais da área. “O aplicativo ajuda nisso. Ele tem grande parte dos testes ortopédicos do livro. Então, ele já auxilia bastante, porque você olha e já pensa: está aqui na minha mão”.