Projeto da Unicentro ajuda estudantes na preparação para a prova de Literatura do Vestibular

Em alguns momentos, durante essa quarentena, temos a sensação de que a vida está em suspenso, e que só vamos retomá-la quando a pandemia do coronavírus chegar ao fim. Mas esse é um sentimento equivocado, porque ela segue seu curso. Os estudantes que vão prestar vestibular esse ano, por exemplo, a cada dia que passa estão mais próximos de fazer as provas. Por isso, a Unicentro, mesmo nesse período, dá continuidade ao projeto de extensão Trollendo, que tem como objetivo auxiliar quem está se preparando para a prova de Literatura do Vestibular da Unicentro.

Os vídeos são gravados pela professora Níncia Borges Teixeira, docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da Unicentro e tutora do PET Letras da universidade. “Os vídeos do canalTrollendosão parte de um projeto de extensão destinado à estudantes que vão prestar o vestibular na Unicentro”, afirma. Por isso, os vídeos abordam cada uma das dez obras literárias que compõem a lista de livros exigidos para a prova de Literatura do Vestibular da Unicentro.

Desde o início das postagens, há três semanas, já são quatro obras que ganharam destaque no canal: Bom Crioulo, de Adolfo Caminha; Esaú e Jacó, de Machado de AssisLucíola, de José de Alencar; O rei da vela,de Oswald de Andrade. Os próximos seis vídeos abordarão Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade; Memorial do convento, de José Saramago; Olhos D’água, de Conceição Evaristo;Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende; Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus; e Tempos de menino, de Domingos Pelegrini.

“Pra entender, ela vai enfocar em aspectos não relacionados ao enredo, mas alguns elementos que tornam essa obra bastante representativa no cenário da literatura brasileira”, conta a professora Níncia. Os vídeos podem ser conferidos no canal do YouTube do Trollendo, e também nas redes sociais – Facebook e Instagram – do projeto.

A professora Níncia reforça a importância de que os estudantes aproveitem o período de quarenta para assistir aos vídeos e, assim, ler os livros tendo uma compreensão maior das obras e dos contextos em que elas estão inseridas. “O canal Trollendo, então, tem aproveitado esse período de isolamento social para não deixar cair no esquecimento a leitura dessas obras para o Vestibular. É muito importante que o aluno continue estudando, fazendo resumos, lendo as obras literárias para não deixar acumular para mais perto da prova”.