Unicentro promove campanha de arrecadação de alimentos, itens de higiene pessoal e limpeza

Uma universidade em ação. Essa postura, de manter-se atuante mesmo com as atividades presenciais suspensas, tem sido adotada pela Unicentro desde o início do combate ao coronavírus no Paraná, ainda em meados do mês de março. Nesse período, a instituição tem assumido a liderança e atuado como parceira em diversas atividades na área da saúde e também da tecnologia em toda a região centro-sul. Agora, a universidade inicia outra frente de ação: o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social decorrente da pandemia.

“Não poderíamos deixar de, também, participar das questões sociais. Então, identificando as necessidades de algumas pessoas que estão, nesse momento, sem possibilidade de trabalhar, através de uma parceria entre Reitoria e Direções de Campus, nós resolvermos lançar essa campanha, que atenderá tanto as pessoas em situação de vulnerabilidade quanto alguns estudantes que estejam passando por dificuldades nesse momento”, explica o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas.

A campanha é uma realização da Reitoria em parceria com as direções dos três campi universitários – Cedeteg, Irati e Santa Cruz – e tem como objetivo arrecadar cestas básicas, alimentos não-perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. Para a definição de como serão definidas as pessoas que receberão as doações, segundo o professor Ricardo Miyahara, que é diretor do Cedeteg, a universidade contará com apoio de outros profissionais da universidade e também de outras instituições de Guarapuava e Irati. “Nós faremos um levantamento dos estudantes e famílias mais necessitadas com a ajuda de assistentes sociais e, provavelmente, em parceria com as prefeituras e ONGs para nos auxiliar nessa identificação, para montar essa lista dessas pessoas em vulnerabilidade social e, assim que recebermos as doações, nós já entregaremos para as famílias e os estudantes para que essas pessoas já sejam atendidas no momento que a gente receba essas doações”.

Qualquer pessoa da comunidade universitária e também das cidades de Guarapuava e Irati pode contribuir. Para isso, basta levar a doação até um dos pontos de arrecadação, que estão montados nas direções dos campi Cedeteg e Santa Cruz, em Guarapuava. Já em Irati, as caixas de coleta foram disponibilizadas nos supermercados Cavalin Bora, GCenter e Ivasko. “nós pretendemos manter essa ação, essas doações até que passa essa crise, até que passa essa pandemia. Então, não há ainda um prazo, uma data específica para término dessa nossa ação”, detalha Ricardo.

“Será fluxo contínuo”, completa Ademir. “A pessoa que se sentir a vontade, que possa, que queira ajudar as pessoas mais necessitadas, as pessoas carentes, pode chegar até um dos campi aqui em Guarapuava ou até um dos mercados no município de Irati. Faça sua doação. Nós estamos passando por um momento muito difícil, um momento onde temos que repensar nossa vida, estamos mais próximos das nossas famílias e quem sabe agora seja o momento de dividir, de ajudar as pessoas mais necessitadas, ajudar as pessoas que por este momento não estão conseguindo trabalhar. E a Unicentro, junto com as direções de campus, está fazendo essa ponte para distribuir esse alimento”.