Unicentro quer saber opinião da comunidade acadêmica sobre atividades não presenciais durante pandemia

No início da próxima semana, os membros dos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Administração (CAD) da Unicentro voltam a se reunir, virtualmente, para definir o encaminhamento das atividades de ensino da universidade enquanto perdurar a recomendação para o isolamento social e, portanto, a suspensão do contato presencial nos espaços da instituição, como os laboratórios e salas de aula. Este encaminhamento, de que o assunto voltasse a ser discutido a partir de 13 de abril, foi deliberado pelos conselheiros na última reunião conjunta, realizada em 17 de março.

Prestes de recolocar a temática em discussão, que implica, por exemplo, na suspensão do calendário ou em seguir a Deliberação 01/2020 do Conselho Estadual de Educação, que permite que, no caso das disciplinas teóricas, as aulas presenciais sejam substituídas por atividades mediadas pela tecnologia, a Unicentro propõe, numa iniciativa pioneira, saber o que pensam sobre o assunto os principais interessados: os estudantes, razão de existir da universidade, e os professores, que fazem a mediação na construção do conhecimento.

Desde que as aulas presenciais foram suspensas – decisão conjunta tomada na reunião do Cepe e CAD, isso no mês de março -, a gente da universidade vem trabalhando na busca de alternativas para a sequência das atividades, dentre elas a ampliação do uso da EaD para toda a universidade. É claro que ampliar a EaD para aplicação em todas as disciplinas teóricas dos nossos cursos requer, também, uma verificação da legalidade disso junto ao Conselho Estadual de Educação, uma vez que nem todos os PPCs dos cursos têm a previsão da EaD. Então, durante os últimos dias, foram tratadas das questões jurídicas desse processo junto aos órgãos competentes. Mas esse não é o único ponto. Além da questão jurídica, achamos importante coletar informações junto ao corpo discente e docente da instituição sobre o uso da EaD. Não adianta receber o aval jurídico se os alunos não tiverem como acessar as plataformas de atividades para a educação não presencial. Da mesma forma não adianta aval jurídico e alunos dispostos senão houver corpo docente em condições de administrar suas aulas a distância. É um conjunto que precisa ser analisado, cuidadosamente, antes de uma tomada de decisão”, avalia a pró-reitora de Ensino da Unicentro, professora Karina Beckmann.

Para compreender, então, como se posicionam, nesse sentido, estudantes e professores, a Reitoria da universidade deu início nessa terça-feira, 07, a uma consulta pública online. O questionário eletrônico dos professores está sendo encaminhado por e-mail. Já o dos alunos pode ser acessado pelo Google Forms (clique aqui) e, para participar, é preciso informar o Registro Acadêmico. Quem ainda não retitou o RA pode solicitar o número por e-mail (atendimentoonlinediapsantacruz@gmail.com,atendimentoonlinediapcedeteg@gmail.come atendimentoonlinediapirati@gmail.com.

É importante consultar os estudantes porque eles são os principais afetados no que diz respeito ao ensino e à qualidades das atividades acadêmicas. Então, nada mais justo do que ouvir os atores principais da nossa instituição, saber se eles têm condições, estrutura, vontade, desejo de participar dessas atividades para depois, posteriormente, os conselhos superiores tomarem a decisão, a melhor decisão, mas pautada na opinião dos nossos estudantes”, avalia o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas.

A expectativa da Reitoria é que as respostas aos questionários possam dar corpo às discussões e ajudar os conselheiros de Ensino, Pesquisa e Extensão, e de Administração na tomada de decisão sobre as aulas e o calendário universitário. “Na nossa última reunião do Cepe e do CAD, os conselheiros sempre comentavam em consultar, consultar seus pares, etc. Como o objetivo da reitoria é sempre pelo diálogo, tomamos a decisão de que seria importante ouvir os acadêmicos, também ouviremos os professores, para levar até a reunião conjunta Cepe/CAD. Eu, particularmente, acho que é importante a gente ouvir, mas essa decisão é dos conselheiros do Cepe e do CAD, não é da Reitoria. São os conselheiros do Cepe e do CAD que tomarão essa decisão sobre suspensão de calendário ou sobre a adoção de atividades não presenciais, caberá a cada um dos conselheiros do Cepe e do CAD decidir sobre isso”, finaliza o professor Fábio Hernandes, reitor da Unicentro.