Bolsistas da área da saúde já atuam nos municípios da 5. Regional

Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e as universidades estaduais paranaenses com o objetivo de atender à população e suprir a necessidade de profissionais da área da saúde em todo o Paraná nesse momento de combate à pandemia do covid-19. Assim é o projeto de extensão que teve início no final de março e conta, na área de abrangência da Unicentro, com três frentes: atendimentos especializados via central telefônica; vigilância nas áreas de divisa e suplementação das equipe de saúde nos serviços públicos de atendimento da 5. Regional de Saúde, como unidades básicas e hospitais.

Essa última frente de atuação, segundo a supervisora geral do projeto na Unicentro, professora Alexandra Madureira, do Departamento de Enfermagem, “é para dar apoio a todos os municípios da 5. Regional. Esse apoio pode ser tanto na área hospitalar, quanto nas unidades de saúde, na atenção básica”, diz. Para isso, a Unicentro conta com a coordenação de uma professora do curso de Enfermagem e com 12 vagas para enfermeiros, outras 12 para técnicos de enfermagem e seis para médicos. Todos esses profissionais recebem bolsas e são selecionados por editais publicados pela Seti em conjunto com as universidades. Parte dessas vagas já foram preenchidas e os selecionados já estão atuando. Esse é o caso Kaline Kloster. Ela é formada em Enfermagem pela Unicentro e viu no edital uma oportunidade de ampliar sua experiência profissional e, sobretudo, usar o conhecimento adquirido num universidade pública em favor da população da região.

Kaline começoua a atuar mo último dia primeiro de abril e foi designada para o SAE, que é o Serviço de Atendimento Especializado de Guarapuava, onde está completando o quadro de profissionais técnicos. “As atividades são baseadas na prevenção do contágio do coronavírus. Então, em relação ao uso de EPI, lavagem das mãos, uso de álcool em gel. Atividades que dependem da unidade em que a gente está. No caso aqui do SAE, onde eu estou, as informações sobre os testes rápidos, sobre como está funcionando os horários de atendimento, que estão em horários diferentes por causa dessa preocupação do coronavírus, em relação a equipe também, que a equipe esteja sempre completa e que os atendimentos que já aconteciam não parem, no caso de pré-natal, consultas com recém-nascidos nas unidades básicas, entrega de medicamentos, essa organização assim”, explica.

Detecção precoce do covil-19 é principal objetivo da atuação dos bolsistas

Além de Guarapuava, onde foi alocada Kaline, a 5. Regional de Saúde agrega outros 19 municípios que também receberão esses profissionais, de acordo com o surgimento das demandas. “Conforme esses municípios forem comunicando que os profissionais estão se afastando – seja por gravidez, doença crônica, uma situação de risco ou por idade mesmo -, e esses municípios vão ficando desfalcados desses profissionais, a gente vai inserindo eles (os bolsistas) nessas situações. A princípio, a gente tem profissionais que foram encaminhados para os municípios de Prudentópolis, Pinhão e Marquinho”, detalha a professora Maria Regiane Trincaus, coordenadora dessa frente de atuação na Unicentro.

Ainda segundo Maria Regiane, “a intenção principal é eles atuarem na ação de diagnóstico precoce. Então, a notificação dos casos suspeitos, a coleta de exames e o encaminhamento. Mas dentro da possibilidade, da necessidade dos municípios, eles podem acabar atuando, dentro da sua área profissional, nas diversas ações em que o município estiver necessitando”. Há uma semana se dedicando as ações de combate ao covid-19, Kaline exalta a iniciativa. “É uma oportunidade muito valiosa para os profissionais e para os locais que estão recebendo esses profissionais é uma chance de fazer com que a equipe fique completa e que tenha profissionais de qualidade ali, junto com essa equipe, para combater essa pandemia”, finaliza.