Festival Curta Unicentro está com inscrições abertas

Festival Curta Unicentro está com inscrições abertas

Incentivar a produção cinematográfica e ao mesmo tempo facilitar o acesso do público ao que é culturalmente produzido em território nacional. Esse é o objetivo do primeiro Festival Curta Unicentro, promovido pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) do campus Irati, em parceria com a Diretoria de Promoção Cultural do campus (Diproc/I). As inscrições para submissão de curta metragens estão abertas até o dia 15 de novembro. 

De acordo com o diretor sociocultural do DCE Leonardo Melo, qualquer pessoa pode participar propondo produções ou como ouvintes. “Todas as pessoas devem ter a possibilidade de ter acesso ao cinema e, neste sentido, o DCE parte de uma perspectiva de que a universidade deve ser popular, todas as suas atividades devem ser voltadas para o interesse da população”, opina Leonardo, que é estudante de Psicologia da Unicentro. 

Para inscrever sua produção, o candidato precisa se cadastrar no site do evento e enviar pelo e-mail do evento algumas informações como o link do vídeo postado no YouTube, os nomes dos participantes e a categoria escolhida. De acordo com os organizadores, as categorias disponíveis são Terror, Suspense, Comédia e Videoclipe. “São, geralmente, categorias muito desejadas pelo público e que a gente gostaria de ver a comunidade universitária e também de fora da universidade produzindo esses curtas, ajudando a fomentar a cultura cinematográfica”, explica o diretor sociocultural do DCE.

A mostra dos curta-metragens será realizada no dia 23 de novembro, a partir das 17h30, no Centro Cultural Clube do Comércio, em Irati. Haverá premiação em troféus para o primeiro e segundo lugar de cada categoria. Os curta-metragens serão avaliados por uma comissão de convidados com conhecimento na área. Segundo a diretora de Promoção Cultural do campus Irati, professora Alexandra Lourenço, a banca de jurados foi escolhida pela organização do evento, que buscou prezar pela pluralidade de olhares teóricos, poéticos e profissionais sobre o cinema.

Os jurados foram selecionados pensando em contemplar posições e olhares diferentes para avaliar os curta-metragens de tal forma que os critérios serão distribuídos segundo essa área de expertise deles”, diz Alexandra. A professora também comenta que, se o festival reunir um bom material, os curtas podem ser exibidos na televisão. “Esses curtas, ou, pelo menos, parcela deles, podem ser exibidos na TV Cultura São Paulo, a partir de um convênio da Dirc, a Divisão de Cultura da Unicentro”, aponta.

Os candidatos que pretendem inscrever curtas devem ficar atentos a algumas regras de submissão. As cenas da produção devem ser captadas por aparelhos celulares, não podendo o candidato utilizar, mesmo que na edição, imagens captadas por outros meios. O curta deverá ter duração de, no mínimo dois minutos, e no máximo cinco minutos, incluindo os créditos. Serão aceitas produções realizadas em qualquer período, sem restrições à data de produção. O participante deverá possuir também o consentimento de qualquer pessoa que aparecer no vídeo, isentando o festival de quaisquer responsabilidades referente aos direitos autorais de trilhas e imagens. É permitido inscrever, no máximo, dois filmes por participante.

Avatar

Deixe uma resposta