InterPET integra a programação da Siepe 2019

Promover a integração entre alunos e professores participantes dos grupos PET, o Programa de Educação Tutorial, foi um dos objetivos da oitava edição do InterPET. Segundo a coordenadora geral dos PETs na Unicentro, professora Maria Lurdes Felsner, o evento contou com palestras sobre temáticas relacionadas à docência e às fake news. “Eu acredito que a integração é interessante, porque traz uma maneira de todos os petianos se conhecerem. É um momento que você tem também para receber uma palestra, algo que seja comum a todos os grupos e também compartilhar um pouco das suas experiências”.

O Programa de Educação Tutorial é desenvolvido dentro das instituições de ensino superior com o intuito de organizar os discentes a partir dos três pilares da universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão. Atualmente, a Unicentro conta com oito grupos PET, sediados nos campi Santa Cruz, Cedeteg e Irati. Um desses grupos é o das Engenharias Florestal e Ambiental. De acordo a tutora do grupo, a professora do Departamento de Engenharia Florestal Daniele Ukan, os alunos estão animados com a troca de experiências. “Quando eles chegam aqui e se reúnem, eles vivenciam as atividades dos outros grupos, conversam entre si. Essa integração, são pessoas diferentes com costumes diferentes. Então, para eles é sempre muito legal. Eles sempre esperam pelo momento do InterPET justamente para ter essa troca de experiências que eles vivem”, diz.

Encontro buscou promover a integração entre os grupos (Foto: Coorc)

Essa animação e expectativa pelo encontro anual é confirmada pelos próprios participantes do projeto. A Anália Surkamp, estudante do segundo ano de Engenharia Florestal, destaca a importância do programa e da integração entre os grupos, já que as atividades direcionam o discente para uma formação mais completa. “A gente tem mais essa socialização, contexto sociocultural e, junto com a Universidade, você tem a oportunidade de vivenciar certas experiências que, quem sabe, você só teria lá no final do curso quando você saísse para o mercado de trabalho”.

O Nathan Ulian, estudante do segundo ano de Geografia também aprova a iniciativa de socialização entre os grupos do Programa de Educação Tutorial. “Eu acho que é um momento único, assim, para gente que é petiano. Então, é uma forma da gente fazer uma integração entre os grupos, saber quais são os trabalhos, porque – assim como cada grupo – a gente tem o objetivo de realizar a extensão, cada grupo ele realiza de uma forma diferente, com determinado objetivo”.