Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude passa por mudanças

Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude passa por mudanças

Depois de 14 anos de atuação, o Neddij, que é o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Unicentro está passando por uma reestruturação em sua organização interna. Com foco no atendimento multidisciplinar, o projeto de extensão agora também conta com atendimento psicológico. Além disso, o horário de atendimento a comunidade também mudou. Agora, as famílias são atendidas de segunda à quinta-feira, das 12h às 17h.

Segundo a nova coordenadora do Neddij, professora Andress Kolody, do Departamento de Serviço Social, nos outros horários, a equipe se dedica ao encaminhamento dos casos. “Para que a gente possa realizar também a escuta de crianças, para que a gente possa ouvir os adolescentes em determinadas situações, para que a gente possa também construir acordos e processos responsivos com os pais é necessário que a gente tenha um outro ambiente, que a gente tenha um tempo e que a equipe esteja mobilizada para esta intervenção”, detalha.

A nova proposta de trabalho prevê, ainda, ações de prevenção. Para isso, são realizadas atividades de enfrentamento à situações de alienação parental, abandono afetivo e violência familiar.  A coordenadora do projeto explica que as mudanças são no sentido de buscar mais eficiência na resolução dos processos, auxiliando as famílias longe do tenso ambiente jurídico.

Um dos motivos para o reordenamento do horário e da proposta de trabalho é que existe muita desistência dos processos. Na medida que a gente ajuíza a ação, muitas família não dão andamento e 50% dos casos que dão andamento, a gente tem acordo na primeira audiência, já no Fórum. Então, se são possíveis de serem construídos acordos e negociações familiares, onde o melhor interesse da criança possa ser preservado – a partir de uma perspectiva social, psicológica e jurídica -, num ambiente menos tenso que o próprio fórum, por que não investir tempo e energia para mobilizar a equipe para isso?”, raciocina Andressa. 

Para quem está procurando auxílio do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, o atendimento pode ser feito de forma direta no campus Santa Cruz, da Unicentro. O telefone é o 3621-1311.

Deixe um comentário