Vesselka abrilhanta programação do Encontro de Arte Folclórica 2019

Vesselka abrilhanta programação do Encontro de Arte Folclórica 2019

Folclore é um conjunto de costumes, lendas e manifestações artísticas que são preservadas por um povo ao longo dos anos. Na região de Irati, a cultura ucraniana tem uma significativa influência nestas manifestações, devido à intensa imigração deste povo para esse espaço geográfico. Como agosto foi o mês do folclore, o campus Irati da Unicentro convidou o Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, de Prudentópolis, para celebrar essa tradição de forma artística. O grupo trouxe 45 componentes de diferentes idades para uma apresentação de dança no Auditório Denise Stoklos.

É um trabalho que eu, como todos esses componentes, a gente faz por amor a nossa cultura, por amor a nossa tradição, por amor aos nossos antepassados que chegaram aqui no Brasil e ajudaram a colonizar o Brasil, ajudaram a fazer esse Brasil hoje que é diversificado em cultura, que é tão rico em cultura”, comentou, emocionado, o presidente do Vesselka, Dyego Kaminski, sobre o sentimento em levar as tradições ucranianas adiante.

A vinda do Vesselka para uma apresentação com entrada gratuita para a população foi articulada pela professora da Unicentro, Alexandra Lourenço, que é diretora de Promoção Cultural do campus Irati. “O folclore é dinâmico, esses grupos que praticam, que se dedicam a manter viva essas tradições populares estão sempre revivenciando elas. É importante porque nós abrimos espaço para essa forma de manifestação artística que contempla parte da sociedade iratiense, que tem prazer em resgatar e poder assistir ali a tradição das suas origens, vamos dizer assim”.

A apresentação do Grupo Vesselka foi um verdadeiro espetáculo. Os dançarinos e dançarinas misturam passos de balé com acrobacias típicas deste estilo de dança. Além disso, a beleza da apresentação é incrementada com figurinos e assessórios de todas as cores, tornando o palco um verdadeiro arco-íris. De acordo com o presidente do grupo Dyego, a multiplicidade de cores têm a ver com a diversidade ucraniana. “Quando a gente dança, a gente representa todas as regiões da Ucrânia – tem músicas, como é o caso do Previte, que é “saudação”, ele envolve mais de cinco regiões da Ucrânia, e é por isso que a gente representa todo esse colorido”.

Esse é o terceiro ano consecutivo que o Vesselka se apresenta no Encontro de Arte Folclórica, a primeira em Irati (Foto: Coorc)

A professora Regina Chicoski é descendente de ucranianos e nasceu em Prudentópolis, que é a mesma cidade de origem do Vesselka. Ela prestigiou as sete danças folclóricas apresentadas pelo grupo na Unicentro e destacou que essas tradições são muito importantes para a região de Irati. “A nossa região é uma região povoada pela maioria de imigrantes ucranianos, em especial Prudentópolis, que 75% da população é de descendência ucraniana. Então, esse grupo lá é muito forte, muito tradicional, e eu acho que foi um presente pra Unicentro tê-los aqui na semana no folclore. É um evento, de fato, marcante. A Semana do Folclore já é tradicional na Unicentro há tantos anos e eu acho que vale a pena sim investir, insistir nesta cultura, e que mais grupos venham, porque temos muitos estudantes novos que ainda não conhecem”. A professora Regina assistiu ao espetáculo acompanhada da filha Elisa Sandeski, que participa de outro grupo de danças folclóricas, na cidade de Irati. Ela ficou fascinada com a apresentação do grupo ucraniano.

O carinho do público foi salientado pela dançarina do Vesselka Nathany Garda Petriu, que tem 16 anos e participa do grupo há cinco anos. Ela comentou que a sua satisfação pessoal se renova a cada apresentação das danças. “Quando a gente apresenta e vê que o público conhece um pouco mais o grupo, conhece mais sobre a Ucrânia e a cultura, é muito gratificante ver que eles gostam e reagem sobre isso”.

Deixe um comentário