Último dia do vestibular 2020 é destinado às provas específicas

A segunda-feira (23) gelada em Guarapuava não desanimou os vestibulandos que vieram até a Unicentro para a última etapa do vestibular 2020. Por todos os lados haviam olhares aflitos e tensão, afinal, esta fase é focada em conteúdos específicos para matérias de cada curso. São elas: Física, Matemática, Química, Sociologia, Filosofia, Geografia, História e Biologia.

Kethlyn Thais de Oliveira tem 17 anos e viajou de Cascavel a Guarapuava para fazer a prova, seu objetivo é ingressar em Medicina Veterinária na Unicentro, e para isso, ela está estudando há dois anos. “Eu acho a universidade bem ampla e pelo que eu vi da grade curricular, acho muito interessante a disposição das matérias do curso. Minha expectativa de passar é bem alta”. E hoje, no segundo dia de prova o semblante mudou para o nervosismo. “O primeiro dia foi tranquilo, não foi uma prova que me assustou, não foi tão difícil. Mas claro, não foi fácil, tem que pensar bastante. Eu me preparei muito para o segundo dia, faz dois anos que eu estou me dedicada para a própria Unicentro”.

Carolina do Nascimento, de 19 anos, também acredita que as provas específicas são as mais complicadas, já que exige conhecimentos dedicados a cada curso, por isso desenvolveu algumas estratégias de estudo. “Eu estou há um tempo fazendo provas antigas, participando de revisões, olhando a tendência da banca. Pretendo realizar a prova com muita tranquilidade, estou preparada”. A estudante escolheu medicina na Unicentro por ser um curso novo, com professores e uma estrutura totalmente nova. Para ela, o primeiro dia de provas atendeu as expectativas. “Eu gostei bastante da prova do primeiro dia, é uma prova que te dá tempo para resolver, tempo de pensar, os temas de redação foram bem interessantes”

Por todos os lados as respostas se repetiam: a ansiedade com as provas específicas. Fernando Kokoten, 17 anos, pretende ingressar no curso de Letras-Inglês. “No primeiro dia foi bem tranquilo, é uma área que eu tenho bastante afinidade, acredito ter ido bem em todas as matérias. Estou me sentindo confiante. Escolhi letras porque eu gosto muito de ler, de linguística e sempre tive muita afinidade com inglês. A expectativa maior é com as matérias de hoje”.

A diretora da coordenação de processos seletivos, Maria Aparecida Mores, ressalta que os dois dias de vestibular não tiveram surpresas, a equipe estava preparada há meses, por isso tudo seguiu como planejado. “Cada concurso tem peculiaridades, a maior diferença esse ano é a quantidade de inscritos, que foi menor do que ano passado, porém o processo é o mesmo. Estamos contentes com os resultados”.

A partir de hoje as provas e os gabaritos serão disponibilizados no site, instagram e facebook da universidade. O resultado com a lista de classificados na 1° chamada será publicado dia 29 de novembro no site da Unicentro. Os aprovados terão os dias 27 e 28 de janeiro de 2020 para efetuar a matrícula. Quem não for aprovado na primeira chamada ainda pode ficar otimista porque terão mais três chamadas até as vagas serem preenchidas. Lembrando que são 1.535 vagas distribuídas em 41 cursos de graduação. Dentro dessas vagas, 293 são destinadas as cotas sociais.