Estudantes de Publicidade e Progranda promovem Comunicar-te

Aproximar acadêmicos e profissionais de temas correlatos à comunicação foi o objetivo da terceira edição do Comunicar-te. O evento realizado pelo quarto ano de Publicidade e Propaganda trouxe para a comunidade acadêmica palestras, mesas-redondas e oficinas das mais diversas áreas da comunicação. A professora do Departamento de Comunicação Social Márcia Costa conta que os alunos organizaram o evento na disciplina de comunicação integrada. O intuito foi inserir os alunos na área de planejamento de eventos. “Para os alunos, o contato é bem interessante, porque esse contato com o pessoal que está na atividade, com esses profissionais que trabalham nas áreas diversas é bem interessante. Porque além deles terem uma visão mais ampla do que a disciplina oferece, a gente sabe que a teoria é uma coisa, e a prática é outra”.

Palestra sobre assessoria foi uma das atividades do Comunicar-te (Foto: arquivo pessoal)

Com mais de 200 participantes, o Comunicar-te, ainda conforme a professora, extrapolou as expectativas de público. “A gente ficou com lista de espera, o que foi bastante interessante porque, em muitos casos, a gente teve muito mais participação de pessoas nas oficinas que as vagas que eram ofertadas. Então, nós ficamos bem felizes com o sucesso que foi”.

Uma das oficinas do Comunicar-te foi a de Audiovisual, com o produtor de vídeos Clério Back. “A ideia foi trazer para o pessoal como funciona as etapas, os processos de produção de filme, a partir da minha experiência produzindo filmes para publicidade aqui em Guarapuava e região. E, assim, alguns filmes que a gente possa analisar as cenas, os roteiros, o processo de produção e, também, um pouco mais da parte prática para entender como funciona – como é a dinâmica de câmera, direção do set, alguns macetes e dicas para conseguir melhores resultados com a câmera e conseguir extrair o melhor da cena”.

Fábio Forni, que é aluno do quarto ano de Jornalismo, participou da oficina e gostou do que aprendeu. “Eu achei bem interessante, porque ele abordou essas questões técnicas da gravação de um curta, de um documentário ou, no caso, dos publicitários na gravação de propaganda. Para mim, que estou no quarto ano e estou fazendo a disciplina de documentário, é bem importante porque a gente aprende e vê como que é feito a montagem de cena – aquilo que dá a noção para o que gente quer fazer. Então, essa oficina foi de grande enriquecimento para mim”.

Produção audiovisual foi tema de uma das oficinas (Foto: arquivo pessoal)

Já para Mariana Valente, formada em Publicidade e graduanda em Jornalismo, participar do Comunicar-te é uma maneira de os estudantes dos cursos se inteirarem da prática profissional. “Eu participei desde o primeiro Comunicar-te, em 2017. Eu vejo esse evento como uma maneira de aproximar os alunos do curso de Publicidade e ropaganda principalmente, porque é um evento feito por alunos de Publicidade para alunos de Publicidade. Claro que as oficinas, mesas-redondas, palestras, elas não são voltadas só pra esse público, como a gente pôde ver esse ano que teve gente até de fora da universidade que participou”.