Novatec/Unicentro lança quarta edição da Feira de Ideias Inovadoras

Promover e fomentar atitudes empreendedoras a partir de atividades focadas no desenvolvimento de pequenos negócios em Guarapuava. Esse, segundo a diretora de Propriedade Intelectual e gestora da Integ é o principal objetivo da Feira de Ideias Inovadoras promovida pela Integ, que é a Incubadora Tecnológica da Unicentro, que teve sua quarta edição lançada durante a Expotech. “Esse ano a gente espera movimentar muito mais com essa mobilização da cidade inteira. Na verdade, eu gosto sempre de enfatizar que a Incubadora Tecnológica é de Guarapuava, ela não é só da Unicentro, então qualquer pessoa pode se inscrever, qualquer instituição pode se inscrever”.

Para o diretor do Laboratório de Ideias, Andy Troc, que irá executar a prototipagem das ideias apresentadas na feira, as parcerias são de suma importância, já que ideias e tecnologia são feitas de conexões. “Inovação é feita de conjuntos de conexões e o que difere o sistema de inovação de outros de sistemas tradicionais é justamente essa conexão. São entidades, empresas trabalhando junto com um objetivo em comum. Então, é muito vantajoso para a cidade”, afirma.

Feira quer incentivar e fomentar a inovação em Guarapuava (Foto: Coorc)

Além da promoção da inovação, a Feira de Ideias também tem propósito incentivar o empreendedorismo e, assim, fortalecer a economia local e regional. O consultor do Sebrae-Paraná, Agenor Felipe Krysa, lembra que aAgência de Inovação Tecnológica da Unicentro é das pioneiras a estimular as ideias inovadoras em Guarapuava. “A Novatec é uma parceira histórica de todas as ações em tecnologia. É um dos grandes berços de Tecnologia de Guarapuava. Quando ninguém falava em incubadora tecnológica nós já tínhamos a Integ em Guarapuava, a Novatec já discutindo dentro do Cedeteg a inovação, a tecnologia como uma força motriz da economia”.

As discussões sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo foram um chamariz para o estudante de Ciências Econômicas Arthur Mocorini. Na edição de 2018 da Feira de Ideias Inovadoras, ele e seu grupo de amigos conseguiram parceiros para que a empresa que estão desenvolvendo pudesse sair do campo das ideias. “A Incubadora ela está sendo importante para o registro empresarial. Todo o suporte para nós expandirmos a nossa ideia a gente está está tendo e estamos conseguindo aqui na nossa cidade, isso é o mais importante”, diz.

O fundador e CEO da Asteroide Hub e da Asteroid Lab, Diogo Ruiz, foi o palestrante da abertura da Feira de Ideias. Ele contou sobre suas experiências para mais de mil empresários, acadêmicos e futuros empreendedores. Para ele, a discussão sobre tecnologia e inovação é imprescritível na atualidade. “Eventos como esse são pauta obrigatória da Prefeitura e dos órgãos, das universidades. A gente tem que juntar as pessoas para discutir temas que são pertinentes para o dia de hoje, para a atualidade que tem a ver com a tecnologia e inovação”.