Inscrições para Vestibular 2020 da Unicentro terminam hoje

O vestibular continua sendo a principal porta de entrada para a Unicentro e cursar um curso de nível superior em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Em 2018, foram mais de 11 mil pessoas que tentaram pegar esse caminho para a universidade. Neste ano, a expectativa é que os altos números de inscrição se mantenham. E tudo isso por conta de uma novidade desses últimos dois anos: o curso de medicina. “O aumento do número de inscritos se deu por conta do curso de Medicina, porque foi muito esperado no ano passado, o estado todo, outros estados também. E isso que gerou o número de inscritos, dobrou o número de inscritos dos inscritos no passado”, avalia a diretora de Processos Seletivos da instituição, Maria Mores Pinto.

O Samuel é uma das pessoas que deve contribuir para manter os números altos nesse ano. O aluno do terceiro ano do Ensino Médio já fez a inscrição para concorrer a uma das vagas do curso de medicina. “Eu acho que o curso de Medicina veio assim desde pequeno. Eu acho que ele sempre foi o que eu tive na cabeça, sabe? Fazer o curso Medicina e sempre estudei para isso”. Mesmo com a rotina intensa de estudos, o jovem procura manter a cabeça em ordem com a proximidade das provas. “Eu estou me sentindo bem, mas caso não consiga passar  eu me sinto bem, porque vão tem outras oportunidades ainda, outros vestibulares”.

Também terminando o Ensino Médio, Luana é outra que vai fazer a prova em setembro. Ela escolheu Serviço Social como opção. “Eu gosto muito de humanas e eu decidi seguir os caminhos do meu pai, porque meu pai fez Serviço Social e eu vi ele estudando muito, eu vi ele se dedicando muito. Então, eu decidi seguir seus passos e eu gosto muito de humanas, gosto muito de sociologia, filosofia e história. Então, eu decidi fazer esse curso”. Ela, além de frequentar as aulas durante a manhã, estuda em casa a noite e aproveita o tempo livro no estágio durante a tarde para colocar o conteúdo das provas em dia. “Olha o nervosismo sempre está ai. Eu sempre vou ficar nervosa, até o dia, até saber o resultado, eu vou ficar nervosa. Mas com mais preparação eu vou conseguir. Eu fiz o vestibular o ano passado, assim por fazer, e passei. Então, acho que esse ano se eu me preparar mais um pouco eu passo também”, conta.

Uma característica do Vestibular da Unicentro são as provas vocacionadas. Ou seja, o conteúdo programático varia de acordo com o curso escolhido pelo estudante. Funciona assim: no primeiro dia de provas, os vestibulandos respondem questões de português e literatura, e fazem a redação. Já no segundo dia são aplicadas as provas diferenciadas para cada grupo de cursos. O Samuel, por exemplo, que se inscreveu em Medicina, vai responder questões de química, física e biologia. Já a Luana, que optou por Serviço Social, vai fazer provas história, sociologia e filosofia. Outra questão que varia é a prova de língua estrangeira. “Nós temos a opção de inglês ou espanhol. Então, na inscrição ele já escolhe. Essa informação vai estar presente na folha de respostas dele no dia da prova”, lembra Maria.

Hoje é o último dia de inscrições para o Vestibular 2020 da Unicentro e a taxa de inscrição é de 150 reais.