Senhoras da Unati passam por exame de faixa de taekwondo

Senhoras da Unati passam por exame de faixa de taekwondo

Movimentos treinados e repetidos. Olhares atentos de quem está avaliando. A princípio, todos os elementos comuns de um exame de faixa do taekwondo, arte marcial de origem coreana. Mas um fator torna o evento especial. Todas as alunas são mulheres e têm mais de 60 anos. Isso porque a prática do esporte é mais uma das atividades oferecidas pela Universidade Aberta à Terceira Idade, a Unati, a partir do estabelecimento de parcerias.

O mestre Márcio Luís Pereira, que foi responsável pela avaliação, explica que a prática do taekwondo tem muitos beneíicios, independente da idade. “Toda atividade física traz benefícios para qualquer pessoa e a arte marcial em si, o taekwondo em si, ainda mais. Porque a gente trabalha não só com a parte física, mas também com a parte motora, com o desenvolvimento motor e, consequentemente, vai auxiliar essas meninas, que já tem idade acima de 60 e poucos anos, a trabalhar a mente, fazer a mente desenvolver ainda mais. Isso vai contribuir muito com a parte psicológica delas ”.

Essa é a primeira turma de taekwondo da Unati e, mais que isso, esse é o primeiro exame de mudança de faixa realizado pelo programa. E no tatami as participantes mostraram que não têm desafio grande demais para quem tem vontade.Durante a avaliação, as alunas tiveram que exibir os chutes e as defesas aprendidos durante as aulas. “Sou perseverante, por isso estou aqui. É difícil uma coisa que eu começo e largo na metade”, conta a dona Maria de Lurdes Trombetta, uma das participantes.
Ela
e todas as colegas de turma foram aprovadas. A professora Jamile Santinello não escondeu o orgulho! “Elas são incríveis. É um orgulho que não tem como medir, principalmente pelos desafios que elas passaram. Todas têm em sua vida pessoal e, para estar aqui, todas tiveram que desempenhar e desenvolver várias atividades”.

Agora com a faixa amarela, é que a dona Maria de Lurdes não pensa mesmo em parar. “Não tem nenhum motivo para parar, pretendo continuar, ainda mais agora que já peguei amor, além de gostar da professora e também pelas aulas. Disciplina é muito”.

E teve mais gente feliz com o resultado. Dona Odete de Lima é um exemplo. “Foi melhor do que qualquer outro outro exame que eu fiz.Eesse foi o máximo!”. E agora? que venham novos desafios, né dona Odete? “Enquanto eu puder levantar as pernas e os braços eu vou continuar fazendo, sem dúvida”.

Deixe um comentário