Pibid Física oferece cursinho de Física para estudantes de escolas públicas

A universidade pública é composta por três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão. É por meio da extensão que o trabalho realizado dentro das instituições chega até a comunidade e, nesse quesito, a Unicentro também tem se destacado. Hoje, são mais de 190 projetos vigentes. Um deles é Cursinho de Física. Desde 2017, o Programa de Iniciação à Docência, o Pibid Física oferece aulas gratuitas voltadas para pessoas da comunidade, especialmente alunos de colégios públicos do município.

É uma das disciplinas que causam um certo pavor nos alunos na hora de fazer vestibular. Então, a gente institucionalizou como cursinho de Física para atrair o pessoal que tem essa dificuldade no Ensino Médio para estudar aqui com a gente”, conta o professor Ricardo Miyahara, sobre o que motivou a criação do cursinho.

As aulas são realizadas todas as terças-feiras no campus Cedeteg e as atividades são conduzidas por seis acadêmicos que fazem parte do Pibid Física, sob a orientação da professora Taiana Bonadio. Neste ano, foram abertas 50 vagas destinadas, preferencialmente, aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

A acadêmica Alessandra Ames, do segundo ano do curso de Física é uma das integrantes do projeto. Para ela, o cursinho é uma experiência positiva tanto para os acadêmicos, quanto para os estudantes. “Nossa experiência dentro do cursinho é bem interessante porque, além de agregar para nossa experiência profissional, ela auxilia alunos principalmente de escola pública que têm, muitas vezes, dificuldades para entrar em um cursinho disputado como o cursinho da Universidade ou entrar em um cursinho particular mesmo e que tem dificuldade nessa área de exata, da física, é bem importante para eles, para auxiliar nas dificuldades principalmente no vestibular, no Enem, Então, eu acho que agrega bastante para os alunos e para os pibidianos que têm uma experiência a mais na hora de atuar dentro da sala de aula”.

Aulas são ministradas pelo estudantes do curso participantes do Pibid (Foto: Unicentro)

Felipe de Oliveira está no terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava. Ele busca no cursinho um apoio para entender melhor a disciplina de Física. “A minha dificuldade é física, a que eu mais tenho dificuldade de entender o conteúdo e, como é o meu último ano, eu preciso de alguma coisa que agilize esse processo do meu entendimento, porque vou precisar para usar no vestibular e no Enem para conseguir entrar na universidade”, discorre.

De acordo com o professor Ricardo Miyahara, coordenador do projeto, neste ano, o cursinho está focado em atender alunos do último ano do Ensino Médio, mas a expectativa é que, nos próximos anos, a atividade também seja aberta à comunidade em geral. “Os próximos cursinhos, a gente vai abrir a todos porque nós temos o PAC, que já inicia no primeiro ano do Ensino Médio. Então, esse contato mais cedo. A gente teve casos de pessoas da comunidade, pessoas mais velhas que tinham interesse também de fazer o vestibular, prestar o Enem e que estavam fora da escola. O que a gente quer é que todos que tenham interesse em conhecer física para vestibular ou para o Enem participem do nosso cursinho”.

Para o chefe do Departamento de Física, professor Paulo José dos Reis, e para o professor Ricardo Miyahara a realização do cursinho comprova a atuação efetiva da universidade junto à população e é também uma oportunidade para que os acadêmicos ganhem experiência no trabalho dentro das salas de aula. “Aqui eles estão praticando o que é ensinado em teoria em sala de aula e aqui eles vão ter um contato direto com a experiência da docência. Então, do ponto de vista de formação profissional, o ganho deles é imenso e, por outro lado, o ganho de quem vem aprender física aqui também é imenso”, afirma Paulo.

Os alunos precisam ter essa experiência em docência aqui na graduação. Então, eles preparam as aulas, o foco desse cursinho do Pibid é uma aula diferenciada, uma forma bem dinâmica, experimental utilizando várias metodologias para ensino. Para os alunos do Ensino Médio essa possibilidade dele estar no ambiente universitário atrai mais o público no geral para ingressar mesmo na Universidade. E o interessante desses alunos que vêm estudar, fazer o cursinho, participar do cursinho com a gente, é que alguns acabem fazendo o vestibular para Física. Então, a gente também está divulgando a ciência e o curso de Física”, finaliza Ricardo.