Abertas as inscrições para as aulas de idiomas

“Hallo ich heisse Aabriela’. A Gabriela é aluna de Agronomia. Ela começou a aprender alemão nas aulas do programa multicultural de línguas da Unicentro, o Promul. A acadêmica, que sempre teve interesse pelo idioma, percebeu que aprender a língua também abriria oportunidades na sua área de formação. Por isso, decidiu participar do programa. Um semestre depois, ela não se arrepende da escolha. “Estou gostando da experiência, tem umas palavras que são muito difíceis, mas em geral está sendo interessante. Eu recomendo bastante para outras pessoas fazerem alemão. A professora é muito boa e eu acho que você aprendendo um outro idioma, você aprende também uma nova cultura”.

O Promul está com as turmas abertas para o segundo semestre de 2019. Além do alemão, são ofertados outros três idiomas: inglês, espanhol e francês. A escolha dessas línguas foi feita com base nas alianças que a Unicentro possui no exterior. Assim, os cursos podem ser úteis para os alunos interessados em mobilidade acadêmica. “Já faz alguns anos que a Unicentro está se expandido com alguns processos de internacionalização com algumas universidades mundo afora. A gente recebe intercambistas e a gente envia os nossos alunos para fora”, explica o professor Felipe Soares, coordenador pedagógico do Promul.

Os cursos contam com professores pós-graduados e que já tiveram experiências fora do Brasil. Além disso, toda a grade curricular é baseada nas exigências que os alunos teriam ao entrar em contato com as universidades estrangeiras. “O currículo acadêmico que a gente estabelece é pautado diretamente pelas demandas dessas universidades. E aí, então, isso é uma vantagem para os alunos que são acadêmicos da universidade, porque eles têm um curso que não tem fins lucrativos, ele tem uma taxa de investimento, mas que mínima, e tem a vantagem de ser voltado diretamente para isso”.

Apesar dessa característica, o Promul também é aberto a comunidade em geral. Os participantes do programa pagam uma taxa de matrícula, que custa 100 reais, e quatro parcelas de 125 reais cada. Outro investimento necessário é referente a aquisição do material didático. O professor Felipe lembra também que é recomendável que os futuros alunos passem pelo teste de nivelamento, para que entrem na turma correspondente ao seu domínio do idioma.

“O aluno se inscreve normalmente, para aquele modulo que ele acredita que ele esteja apto, nível dois por exemplo, nível quatro que seja. Aí, nós fazemos teste de nivelamento e fazemos a transferência automaticamente após o teste nivelamento. Às vezes, ele pode estar em um nível maior do que ele esperava, ou ele tem que checar algumas questões ainda e ele pode retroceder um pouco, mas é bem simples o processo”, explica Felipe.

Os interessados em aprender um novo idioma tem até o dia 31 de julho para fazer a inscrição. Para isso, basta acessar a página do Promul, no site da Unicentro. As aulas começam na segunda semana de agosto.