Unicentro recebe até sete de agosto inscrições para o Programa Santander Universidades

Aprimorar e apoiar a internacionalização do ensino superior. Esse é objetivo do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades. Para isso, o banco promove o intercâmbio de estudantes, que podem cursar parte da graduação em universidades latinas ou europeias. Segundo Miguel Bacheladenski, que é diretor do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro (ERI), quem participar do programa agrega experiências acadêmicas e pessoais. “O objetivo desse programa é proporcionar aos estudantes um intercâmbio com vistas a uma contribuição para uma melhor formação acadêmica e também ter ganhos pessoais, no sentido de aprendizagem de um novo idioma, estabelecimentos de novas amizades”.

O programa de bolsas do Santander Universidades está em sua nona edição. Já o convênio com a Unicentro é mais recente e foi assinado em 2014. Nesses seis anos, 20 estudantes da universidade já foram contemplados com as bolsas de estudo para a realização da mobilidade. Uma delas é a estudante de Psicologia Moema Fiuza de Campo, que desde fevereiro está na Universidade do Porto, em Portugal. Moema já realizou um intercâmbio para a argentina em 2017 e viu a possibilidade de ter uma nova experiência por meio da bolsa ibero-americana. Para ela, a mobilidade internacional está valendo a pena. “O enriquecimento pessoal, enriquecimento acadêmico, as vivências que a gente tem, todas as experiências. É tudo muito enriquecedor. Viajar, conhecer novos lugares, novas pessoas, culturas, enfim, eu sou encantada por isso. Então, tem sido uma experiência incrível”.

Entre 2016 e 2017, Guilherme Salamaia, estudante de Administração da Unicentro, recebeu uma bolsa do programa e passou seis meses na Universidade de Coimbra, em Portugal. Participar do programa, na perspectiva do acadêmico, trouxe experiências que ele não teria sem a mobilidade. “Todo o esforço que você empenha estudando, se dedicando para ser selecionado e depois, quando você está lá, vai estudar em uma ótima universidade e, ainda, vai ter a oportunidade de conhecer vários países, conhecer a história do mundo e ter todas essas experiências que você acaba não encontrando por aqui”.

As inscrições para a edição desse ano do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Programa Santander Universidades estão abertas e podem ser feitas até o dia sete de agosto. Todas informações de como fazer a inscrição e quais critérios de seleção podem ser conferidas em edital publicado no site do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro. Se surgir alguma dúvida, o estudante pode ligar para o ERI. O telefone é o 3621-1085, para Guarapuava. Já em Irati, o número é o 3421-3161.