Unicentro organiza mutirão ecológico em parceria com grupos de escoteiros

O campus Cedeteg recebeu 130 crianças e jovens para a edição local do Muteco, que é o Mutirão Ecológico promovido por escoteiros de todo o Brasil. Aqui em Guarapuava, as atividades foram realizadas a partir de uma parceria estabelecida com o PET, que é o Programa de Educação Tutorial, do curso de  Geografia pelos grupos de escoteiros Guara Puava, Manoel Ribas, Joy e Ita’y. “Tem uma frase que nós usamos dentro do escotismo que é, também a nível mundial, aprender fazendo. Então, as crianças e os jovens que participam do movimento escoteiro, eles não ficam fechados entre quatro paredes. Normalmente, as nossas atividades são feitas ao ar livre, como hoje”, explica o líder dos escoteiros, Ozório Cesar Moraes de Freitas (Chefe Ozório).

O Mutirão Ecológico contou com 12 atividades, entre elas as visitas a um pomar agroecológico e a um simulador do ciclo da chuva. As ações, segundo o professor Paulo Nobukuni, que coordenou o evento pela Unicentro, só foram possíveis graças a parceria com outros cursos da universidade. “Vários desses pontos foram aplicados pelos alunos da Geografia, mas também tivemos o pessoal da História, da Agronomia, da Engenharia de Alimentos”.

Atividades foram planejadas por estudantes e professores de vários cursos da universidade (Foto: Coorc)

O Nathan Ulian é estudante de Geografia e integra o PET do curso. Ele gostou de participar porque pode colocar em prática o conhecimento adquirido na teoria, nas aulas da graduação. “Eu acho extremamente importante para a gente colocar o conhecimento em prática que a gente aprende na teoria, estar realizando na prática aqui, né, no campo experimental de Geografia”.

De acordo com o coordenador do programa PET Geografia, professor Clayton Luiz da Silva, as atividades preconizam o tripé universitário pesquisa, ensino e extensão. “A gente está sempre incentivando os alunos para estarem fazendo atividades – seja através de suas IC’s ou pesquisas colaborativas, pesquisas coletivas – e fazendo essa inserção na sociedade, seja através do ensino nas escolas, seja através de trabalhos como esse que está acontecendo hoje com os escoteiros”.

A escoteira Lucyjane Dominico aprovou a ideia de inserir os jovens escoteiros em atividades dentro da universidade. “Principalmente, sair da linha de conforto desde pequenos. Sempre conhecendo novos lugares e, principalmente, estar dentro de uma universidade”, afirma.