Clínicas da área da saúde do Cedeteg apresentam relatórios das atividades de 2018

A Unicentro está sempre procurando formas de trazer mais transparência nos serviços prestados à comunidade pela universidade. Por esse motivo, o CADCAM, que é o Conselho Administrativo do campus, aprovou uma resolução determinando que as clínicas da Unicentro apresentem relatórios semestrais sobre as atividades desenvolvidas.

Segundo o diretor do Campus Cedeteg e presidente do CADCAM, professor Fabio Hernandes, esses documentos possibilitam que a administração e também a sociedade conheçam melhor os serviços prestados pela Unicentro. “Documentar todos os serviços e, aí, quanto e quantas pessoas foram atendidas, como a comunidade se beneficiou desses serviços prestados pela nossa Unicentro, pelo nosso Cedeteg”, afirma.

Nas Clínicas Escola, como a de Nutrição, pacientes são atendimentos por estudantes e professores (Foto: Coorc)

A Clínica Escola de Nutrição, por exemplo, em 2018 prestou 300 atendimentos e outros 456 acompanhamentos. Segundo a diretora da Clínica, professora Angelica Rocha Melhem, os relatórios podem ajudar a mostrar que os investimentos feitos na instituição são retornados à comunidade. “Quando a gente faz o relatório a gente consegue ter uma ideia se a gente está conseguindo suprir a nossa demanda. Então, você consegue observar pelos números quanto a gente atende anualmente”.

A paciente Samantha Batista gostou muito do resultado do acompanhamento nutricional das estudantes e professoras da Clínica. “Nossa! Foi muito bom, porque acontece, né, sempre a gente não tem esse controle, principalmente por causa da vida acadêmica”, avalia a estudante.

Outro serviço disponibilizado pela Unicentro, o programa Órtese e Prótese demonstrou no relatório a importância do serviço. Em 2018, o número de municípios atendimentos aumentou e passou para 45. No total, foram 11 mil atendimentos e 1.600 meios auxiliares de locomoção, órteses e próteses entregues. Números que, segundo a diretora da clínica, professora Maria Regiane Trincaus, refletem a importância da Clínica para a comunidade a região. “Mostrando o aumento do atendimento, acaba evidenciando o quanto estamos próximos da comunidade e, sobretudo, atuando para atender as suas demandas”.