Aluno da Unicentro vai participar do Campeonato Pan-Americano de karatê

O Brasil foi o destaque da 29. edição do Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Colômbia. O país foi o campeão geral da competição, que teve a participação de 11 países. No total,  foram 25 medalhas de ouro, 20 de prata e 28 de bronze. Entre os destaques da delegação brasileira está a equipe sênior, que tem um estudante da Unicentro entre seus integrantes.

O acadêmico de Educação Física Victor Yonamine Mota pratica karatê desde os três anos e faz parte da seleção brasileira há 11. Ser campeão Sul-Americano, ganhando de duas equipes favoritas – que eram Peru e Colômbia -, é uma satisfação enorme, né?”. Com a vitória no Sul-Americano, Victor já iniciou a preparação dessa vez para os Jogos Pan-Americanos. “Um sonho de todo atleta, mas o caminho é bem complicado”, avalia.

Vitor (dir.) e os colegas de equipe (Foto: arquivo pessoal)

Mas nesse trajeto, Victor poderá contar com a colaboração de colegas do curso e dos professores do Departamento de Educação Física. Apoio essencial para Victor e para os outros dois integrantes da equipe, Guilherme Silva e Lucas Santos, também antes dos Sul-Americano. “A minha periodização de treinamento foi montada pelos meus professores da faculdade, que me ajudaram a fazer a periodização minha e dos meus amigos de equipe, que a gente faz a modalidade de kata equipe, são três se apresentando juntos”, conta Vitor.

Também estão presentes os membros da família do Victor, que tem o karatê não sangue. Afinal, o pai e a mãe dele são seus treinadores  e a irmã também integra a seleção brasileira de karatê. “Minha irmã também é atleta da seleção brasileira –  doze vezes campeã sul-americana. Minha mãe é técnica da seleção brasileira. Eu não consegui fugir meu destino, foi o mesmo da família inteira aí”.