Estudantes de Administração promovem Semana de Responsabilidade Social

Além de formar profissionais e fomentar a ciência no país, as universidades públicas têm outro importante papel na sociedade, que é desenvolver ações que beneficiem a comunidade. Isso ficou bem evidente durante a Semana de Responsabilidade Social, realizada no campus Irati da Unicentro. A iniciativa de promover o evento partiu de um grupo de alunos de Administração, que pensou em compartilhar as experiências que eles tiveram durante os quatro anos de promoção do trote solidário do curso.

“A semana de responsabilidade social”, conta a estudante Aline Bianco, “ela surge junto com o trote solidário. Inicialmente, a gente realizava só o trote solidário. Aí, no ano passado, para motivar os alunos a participarem do trote, a gente fez o evento”. O trote solidário de Administração é uma campanha de arrecadação de donativos para alguma instituição beneficente da cidade de Irati. Desde que o curso adotou esse estilo de trote, os estudantes já entregaram doações para o Asilo Santa Rita, para o Hospital Erasto Gaertner, a Cidade da Criança e a Anapci, que é a Associação do Núcleo de Apoio do Portador de Câncer de Irati. Nesse ano, o trote beneficiará a Santa Casa de Irati.

A partir do contato com essas instituições, os estudantes de Administração, como o Vinícius Dick, organizaram uma Feira da Solidariedade, que deu inicio a programação da Semana de Responsabilidade Social. “A gente decidiu trazer essa feira e essa roda de conversa para dentro da universidade para fazer com que a sociedade, e até mesmo os alunos aqui dentro sintam-se mais envolvidos nessa questão da solidariedade, do desenvolvimento que a universidade representa para a sociedade. E, também, trazer a roda de conversa para expor como foi essa vivência que as instituições tiveram com a gente. Para que os alunos do primeiro ano, principalmente, sintam-se motivados a continuar ano que vem”.

Feira da Solidariedade levou ao campus organizações de assistência social e voluntariado de Irati e região (Foto: Coorc)

Durante a Feira da Solidariedade, algumas organizações de assistência social e voluntariado de Irati e região expuseram seus trabalhos em prol da comunidade. Os expositores aproveitaram a oportunidade para arrecadar verbas com a venda de produtos, como artesanatos e camisetas. Uma das entidades participantes foi a Anapci, que recebeu os donativos do trote solidário de Administração em 2017. A presidente da Associação do Núcleo de Apoio do Portador de Câncer de Irati, Teresinha Miranda Veres, comentou que a ação na Unicentro foi importante para que os representantes das organizações sociais pudessem conversar e convidar alunos e professores a entrar para o voluntariado. “É uma satisfação poder contar um pouquinho da instituição, de poder falar também desse voluntariado que a gente sente no nosso dia a dia, na nossa instituição. E, principalmente, a gente conscientizar o nosso jovem para esse trabalho social, para essa responsabilidade de pensar não somente no nosso eu, mas a gente se importar com o próximo”, avalia Terezinha.

A Semana de Responsabilidade Social também contou com uma palestra e roda de conversa sobre o tema. Na ocasião, os estudantes de Administração falaram sobre os projetos que são vinculados ao Programa de Extensão Permanente, da Unicentro, que promove Atividades Acadêmicas de Responsabilidade Social. De acordo com o professor de Administração e coordenador do Programa, César Renato Ferreira da Costa, a responsabilidade social é uma parte muito importante na formação dos futuros administradores. “O sujeito capacitado pela responsabilidade social, que é um campo dentro da administração, ele certamente, além do caráter funcional, adquire na formação um caráter mais humanista, mais comunitário, mais associativo”, defendo o professor.