Curso de Enfermagem da Unicentro comemora 20 anos de criação

2019 marca os 20 anos de existência do curso de Enfermagem na Unicentro. Por isso, ao longo desse ano, diversas ações devem ocorrer em alusão à data comemorativa. A primeira dela foi uma aula magna. Durante a cerimônia, também foram lançados os adesivos comemorativos, uma página do curso no Facebook e o projeto Terçagem. “Nas últimas terças-feiras de cada mês, a partir de maio, ocorrerá o que nós estamos chamando de Terçagem, que vão ser palestras, mesas-redondas trazendo temas atuais da Enfermagem. Nós queremos que essas “terçagens” sejam um diferencial. E, na última semana de novembro, nós temos a nossa Semana de Enfermagem, que acontece todo ano e que esse ano terá esse plus, que vai ser a comemoração dos 20 anos”, conta a chefe do Departamento de Enfermagem, professora Alexandra Bitencourt Madureira.

A aula magna trouxe à discussão o tema “Prática profissional da Enfermagem: perspectivas para o futuro”, em uma palestra ministrada pela professora Maria de Fátima Mantovani, da Universidade Federal do Paraná. “A prática profissional de Enfermagem em todas as suas vertentes – que são ensino – tanto de graduação, quanto pós-graduação -, pesquisa e assistência, gerência em enfermagem. Nós esperamos que os enfermeiros, realmente, assumam seu papel dentro da sociedade. Então, a partir do momento que ele reflete sobre os desafios que nós temos que enfrentar, ele passeaa repensar a sua prática e aceitar essa profissão como uma profissão que muito contribui para a saúde da população”, defende.

A primeira atividade comemorativa pelos 20 anos de Enfermagem também foi o momento de relembrar a trajetória de conquistas do curso na universidade. De acordo com a professora Maria Emília Marcondes, que acompanhou o início e a primeira turma do curso em 1999, ver profissionais que passaram pela Unicentro bem inseridos no mercado de trabalho comprova a qualidade da formação recebida. “Nós temos profissionais egressos daqui no município, fora, em outros estados. Então, esse retorno dos egressos para nós só vem comprovar o motivo pelo qual lutamos para ter um curso de qualidade. Então, para mim, em especial, que estou desde do início, é uma honra ver esse crescimento e essa consolidação de um curso que hoje é respeitado no país”.

Aula magna foi acompanhada por professores e estudantes do curso (Foto: Coorc)

A professora Angela Dubiela, diretora do Setor de Ciências da Saúde, também falou sobre a importância do curso para a comunidade. “Eu vejo a Enfermagem como um dos alicerces dos cursos da saúde, com a importância já consolidada pela atuação em saúde pública. Com todas as dificuldades que a gente enfrenta, por questão de orçamento, eles estão aí firmes e com tanta qualidade é um privilégio para nós, enquanto campus e enquanto setor”, avalia.

Atualmente, o curso de Enfermagem conta com 34 professores e tem 146 alunos matriculados. Mariana Leutner é um deles. Para a acadêmica, fazer parte de um curso tão consolidado e reconhecido, é motivo de satisfação e de certeza da qualidade da formação recebida. “Eu me sinto muito honrada de poder fazer parte de uma universidade que tem um grau de excelência tão alto. Os profissionais que estão aqui são extremamente capacitados. Então, o ensino que a gente vai ter aqui, com certeza, vai formar profissionais de muita excelência, que têm um preparo que será muito importante principalmente na nossa área”.

A professora Alexandra Madureira destaca ainda a importância das comemorações de aniversário e reforça o compromisso com a qualidade da formação oferecida no curso. “Comemorar 20 anos é mostrar – não só para os nossos alunos, mas para toda uma comunidade, para todos aqueles que têm acesso às informações – que nós estamos aqui e que esses 20 anos de investimento público não foram em vão. Mostrar que nós merecemos comemorar os 20 anos porque nós fazemos essa diferença. Mais do que qualquer coisa, o nosso curso, desde a sua concepção, primou sempre pela qualidade da formação do nosso aluno, que está e deve estar acima de qualquer coisa. Então, essa é a expectativa, que durante esse ano a gente celebre muito essa qualidade de formação”, finaliza.