Semana Acadêmica de Comunicação Social reúne estudantes de Jornalismo e Publicidade

Difundir o conhecimento e trazer o mercado de trabalho para dentro da universidade. Esse é um dos vários objetivos das semanas acadêmicas realizadas pelos departamentos pedagógicos ou centros acadêmicos da Unicentro. Para a Semana de Comunicação Social, o Centro Acadêmico Carmen da Silva, que abrange os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, preparou uma programação voltada nesse mesmo sentido, como conta a presidente do CA, Daiara Souza, de trazer profissionais para dialogar com os acadêmicos, proporcionando a troca de experiências. “Conhecer as novidades de cada área e de estar tendo contato com essas pessoas que já estão no mercado de trabalho. Elas trazem a experiência, trazem o que estão vivendo lá, fazendo o aluno se descobrir conversando com essas pessoas”, afirma.

Para o Departamento de Comunicação Social (Decs), a Semana Acadêmica é de grande importância pela aproximação entre os dois cursos que ela proporciona. Além das experiências, a vivência e a integração são fatores importantes, como ressalta o vice-chefe do Decs, professor Alexandre Lara. “Há uma integração entre o aluno que entra, o calouro, o veterano, alunos egressos, profissionais da área, professores. Então, há uma miscigenação de diversos níveis de ensino, reunidos em um único espaço, produzindo cultura, produzindo conhecimento, ciência, refletindo sobre várias questões que muitas das vezes ficam na base e precisam ser aprofundadas”.

Oficinas fizeram parte da programação (Foto: Cacs)

Pensando exatamente nesse sentido de trocas de experiências, que foi formada uma programação com diversos profissionais que estão em atividade no mercado de trabalho, tanto da área do Jornalismo, como na de Publicidade e Propaganda. O editor-executivo do Boa Noite Paraná, da RPC, afiliada da Rede Globo em Guarapuava, Giovan Valiati, falou sobre Telejornalismo Regional.

A gente, na faculdade, acaba enxergando um outro lado que é muito importante, da teoria, de como fazer as coisas corretamente e o respeito ético; e, às vezes, quando chega no dia a dia, leva um choque quando encontra algumas pessoas que não se encaixam muito bem nesses critérios. Sempre é importante, então, ter essa troca. Acho que não só vocês aprendem, como eu também consigo enxergar o outro lado, conhecer um pouco dos profissionais que estão se formando e vão entrar no mercado, e que futuramente podem ser meus colegas”, discorre Giovan.

A aluna do primeiro ano de Jornalismo, Ana Caroline Quintino aproveitou as palestras ofertadas e também reforça que essa parceria entre experiência e aprendizado é fundamental para a formação do estudante. “Além do contato didático que a gente tem na universidade, a Semana Acadêmica proporciona para a gente o contato com o mercado de trabalho e com pessoas que já possuem essa experiência e dividem com a gente”.

Atividades mesclaram relatos de experiências e atividades práticas (Foto: Cacs)

O curso de Publicidade também contou com palestras e oficinas direcionadas para os acadêmicos da área, abrangendo desde a escrita até a criação de peças artísticas publicitárias. A oficina de Photoshop, ferramenta essencial para o trabalho publicitário, teve duas turmas e foi liderada pelo publicitário Alesson Santos, que se surpreendeu com a procura dos acadêmicos. “Eu me surpreendi bastante por ser um tema como photoshop, que é uma coisa talvez mais técnica e talvez mais chatinha e demanda de bastante prática. Eu não imaginei que várias pessoas fossem se inscrever”.

Raul Neto, estudante do terceiro ano de Publicidade esteve na oficina de Photoshop e saiu com muito mais conhecimento do que entrou. “Ele passou muita coisa que a gente já tinha visto, mas muita coisa nova e diferente, formatos para a gente utilizar, fontes, imagens, banco de dados, estava bem legal”, avalia.