Reitores das universidades estaduais paranaenses participam de reunião com governador

Reitores das universidades estaduais paranaenses participam de reunião com governador

Em reunião com os reitores das sete universidades estaduais do Paraná – entre eles o professor Osmar Ambrósio de Souza, dirigente da Unicentro -, o governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou, nesta quarta-feira (3), que quer aproximar as instituições de ensino superior da gestão do estado. A ideia, afirmou, é que as universidades contribuam com ações para fortalecer o desenvolvimento das regiões onde estão inseridas e, consequentemente, de todo o Paraná.

Temos centenas de mestres e doutores, com muito conhecimento, que podem nos ajudar a pensar principalmente as questões econômicas e sociais”, afirmou Ratinho Junior. “Os reitores têm papel de liderança e podem conduzir ações que fortaleçam o crescimento de municípios e regiões. Portanto, queremos mais eficiência, criatividade e novas ideias que possam melhorar a vida das pessoas”, disse o governador.

Ratinho Junior ressaltou que o governo busca criar um ambiente favorável para que as instituições possam desenvolver seus trabalhos da melhor forma, e pediu um novo encontro de trabalho com os reitores, para discutir questões específicas de cada instituição, nas próximas semanas.

Governador e reitores devem voltar a se reunir nas próximas semanas (Foto: AEN)

Para o futuro superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, ex-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), essa primeira reunião com o governador foi importante para que os reitores tomassem conhecimento sobre o que o governo espera das instituições estaduais de ensino superior. Queremos fazer um trabalho de estreita cooperação e de construção conjunta, visando utilizar esse capital intelectual e científico que temos nas instituições a serviço da população e do desenvolvimento regional”, defendeu.

Segundo a reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, que também é presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Pública (Apiesp), as universidades estaduais estão à disposição do estado. “Temos consciência de que a inovação tecnológica está atrelada às nossas atividades e queremos ajudar a transformar o Paraná em um estado mais inovador”.

Participaram da reunião os reitores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sérgio Carlos de Carvalho; da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Cesar Damasceno; da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto; da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antônio Carlos Aleixo; da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Osmar Ambrósio de Souza; da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Paulo Sergio Wolff; o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex; e o líder do governo na Assembleia, Hussein Bakri.

* Com informações da Agência Estadual de Notícias

Deixe um comentário