14 vagas são ofertadas para a turma 2019 do doutorado em Química Aplicada

A Unicentro segue o processo de fortalecimento do seu ensino e de sua pesquisa, com mais uma oferta para a formação de doutores. Dessa vez, o programa que oferece as vagas é o de Química Aplicada (PPGQ). Com inscrições abertas até o dia 17 de dezembro, o curso conta com 14 vagas ofertadas pela Unicentro, uma vez que é resultado de uma ampla associação com a UEL (Universidade Estadual de Londrina) e com a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

Segundo a coordenadora do programa, professora Eryza de Castro. O candidato deve ter um perfil que permite, simultaneamente, o trabalho em equipe e individual. “Nós esperamos que o candidato tenha uma certa independência, consiga levar o projeto com maior autonomia, que seja proativo e que saiba trabalhar em grupo”, explica.

Essas característica são necessárias porque, apesar de ser um pesquisador almejando um título mais alto, o doutorando deve trabalhar dentro de um grupo de pesquisa, junto a seu orientadores, auxiliando também alunos da graduação em atividades como a iniciação científica. “Se espera que ele desenvolva um projeto de pesquisa em conjunto com orientador. É óbvio que, nesse momento, ele tem que escolher uma linha de pesquisa que esteja de acordo com o orientador que ele deseja fazer o doutorado”, comenta a professora Eryza.

O passo inicial para quem deseja obter o título de doutor em Química Aplicada é o contato com um dos orientadores disponíveis, lembra a coordenadora. “A primeira coisa é entrar em contato, conhecer as linhas de pesquisa e ver se realmente tem interesse”. Em seguida, o candidato deve realizar a inscrição e submeter o pré projeto com o foco no que pretende-se estudar durante o curso. Após a submissão, os aspirantes a doutores passam por uma análise do currículo. O processo completo pode ser conferido no edital, disponível no site do PPGQ, no campo de Doutorado.