Patronato Unicentro realiza atividades pelos 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero

Patronato Unicentro realiza atividades pelos 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero

Uma maneira de ampliar os trabalhos já realizados e, ainda, contribuir para a campanha dos “16 dias de ativismo contra a violência de gênero”. Foram essas possibilidades enxergadas pela equipe de Serviço Social do programa Patronato Unicentro ao propor dois encontros de intervenção. Intitulados “Estratégias de enfrentamento a violência contra a mulher – redes de atendimento” foram realizados no campus Santa Cruz e na Associação de Moradores do bairro Industrial.

O primeiro encontro teve como público-alvo as pessoas atendidas pelo programa Patronato Unicentro, onde identificamos a necessidade de participar de projetos específicos que trabalham assuntos relacionados à violência contra mulher. Já o segundo foi realizado para toda a comunidade local, para estar participando conosco desse encontro, e para que pudéssemos, então, construir juntos estratégias de enfrentamento de violência contra mulher”, explica uma das assistentes sociais do grupo, Elen Cristina Peres.

Colega de Elen, a também assistente social Magali Camargo avalia que a participação de quem compareceu aos encontros contribuiu para um bom resultado final. “Durante os encontros, em um primeiro momento, nós buscamos levar temas e dinâmicas para estimular o debate entre os participantes e, assim, procurar desconstruir os preconceitos de gênero. Nós tivemos um público bem participante e que contribuiu também com suas perspectivas diante dos temas”.

Magali destaca ainda a oportunidade de divulgar os serviços ofertados pelo Patronato Unicentro, para a comunidade. “Eu penso que também é muito importante esses projetos da universidade voltados para a comunidade, pois assim é possível atingir mais públicos e elevar a reflexão como estratégia de enfrentamento à violência contra mulher, pois nós devemos considerar que ela está presente em todas as estruturas sociais”.

A estudante de Serviço Social e estagiária do Patronato Unicentro, Camila Brecho, também participou dos encontros. Para ela, o resultado também foi satisfatório. “Abordou o tema que está sendo bastante debatido no nosso contexto atual que é a violência contra a mulher e foi gratificante fazer parte dessa possível mudança histórica, que é melhorar a vida de todas as mulheres e também conscientizar os homens sobre o assunto”.

Deixe um comentário