Patronato Unicentro realiza atividades pelos 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero

Uma maneira de ampliar os trabalhos já realizados e, ainda, contribuir para a campanha dos “16 dias de ativismo contra a violência de gênero”. Foram essas possibilidades enxergadas pela equipe de Serviço Social do programa Patronato Unicentro ao propor dois encontros de intervenção. Intitulados “Estratégias de enfrentamento a violência contra a mulher – redes de atendimento” foram realizados no campus Santa Cruz e na Associação de Moradores do bairro Industrial.

O primeiro encontro teve como público-alvo as pessoas atendidas pelo programa Patronato Unicentro, onde identificamos a necessidade de participar de projetos específicos que trabalham assuntos relacionados à violência contra mulher. Já o segundo foi realizado para toda a comunidade local, para estar participando conosco desse encontro, e para que pudéssemos, então, construir juntos estratégias de enfrentamento de violência contra mulher”, explica uma das assistentes sociais do grupo, Elen Cristina Peres.

Colega de Elen, a também assistente social Magali Camargo avalia que a participação de quem compareceu aos encontros contribuiu para um bom resultado final. “Durante os encontros, em um primeiro momento, nós buscamos levar temas e dinâmicas para estimular o debate entre os participantes e, assim, procurar desconstruir os preconceitos de gênero. Nós tivemos um público bem participante e que contribuiu também com suas perspectivas diante dos temas”.

Magali destaca ainda a oportunidade de divulgar os serviços ofertados pelo Patronato Unicentro, para a comunidade. “Eu penso que também é muito importante esses projetos da universidade voltados para a comunidade, pois assim é possível atingir mais públicos e elevar a reflexão como estratégia de enfrentamento à violência contra mulher, pois nós devemos considerar que ela está presente em todas as estruturas sociais”.

A estudante de Serviço Social e estagiária do Patronato Unicentro, Camila Brecho, também participou dos encontros. Para ela, o resultado também foi satisfatório. “Abordou o tema que está sendo bastante debatido no nosso contexto atual que é a violência contra a mulher e foi gratificante fazer parte dessa possível mudança histórica, que é melhorar a vida de todas as mulheres e também conscientizar os homens sobre o assunto”.